CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE.

Autores

  • Jorge Gregório Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6093

Resumo

Reflete sobre a sociologia do currículo no campo da decisão política, organizada e praticada. Critica a estratégia do capital de, também através do currículo, promover o falseamento da realidade que não somente esconde, mas também, levianamente, nega a existência manifesta nos currículos de identidades e culturas hegemônicas que dominam o imaginário e o saber popular.objetivandado, implícitamente, fortalecer as diferenças individuais e culturais, embora que, explicitamente, declare objetivar construir propostas e projetos para a educação brasileira fundados no multicuturalismo e na diversidade cultural. Aponta que mesmo no chamado multiculturalismo crítico encontram-se as propospostas e os projetos das oligarquias, pessoais e familiares, do caciquismo, do gamonalismo e outras manifestações sociais de base agrária que exercem uma função de dominação, mascarada por uma suposta equalização ou homogeneização. Analisa a invasão do currículo pelas idéias de cunho conservador, positivista, impostas pelo modo histórico e social de produção capitalista. As referidas invasões já foram repetidas tantas vezes na história da educação brasileira que é a história da dominação imperialista, hoje globalizada e neoliberal.

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

Silva, J. G. (2009). CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. Revista Trabalho Necessário, 7(9). https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6093

Edição

Seção

Artigos do Número Temático