A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PAULISTA E O APARTHEID SOCIAL E EDUCACIONAL

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61360

Resumo

Parte-se do referencial gramsciano de escola unitária para análise da reforma do ensino médio na rede estadual de São Paulo, por meio do programa Inova Educação, componente de todos os itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Com base em documentos, indicadores educacionais e da força de trabalho, discursos de agentes privados formuladores do programa e entrevistas com educadores discute-se que a reforma, no contexto de austeridade e informalidade do trabalho, institucionaliza o apartheid social e educacional ao destituir conhecimentos da formação escolar visando ao trabalho subalterno. 

Palavra-chave: Reforma do ensino médio. Inova Educação. Trabalho e educação. Políticas educacionais. Rede estadual paulista.

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Biografia do Autor

Felipe Alencar, Universidade Federal do ABC

Doutorando e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Pedagogo da Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo - Brasil.  Pesquisador da Rede Escola Pública e Universidade (REPU), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Unifesp) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação (USP). 

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Alencar, F. (2024). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PAULISTA E O APARTHEID SOCIAL E EDUCACIONAL. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61360

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Artigos - Outras Temáticas