O TELETRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (2020- 2023): UMA ANÁLISE DA FASE PILOTO DA SUA IMPLANTAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61490

Resumo

Neste texto apresentam-se os resultados de um estudo sobre a implantação da modalidade de teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, segundo a Instrução Normativa Conjunta SEGES SGPRT/MGI nº 24, de 28 de julho de 2023. Da análise documental, cotejada com as reflexões teóricas sobre as mudanças no mundo do trabalho nas últimas décadas, conclui-se que a efetivação do referido programa impactará sobremaneira na qualidade do serviço prestado a população e nas condições de trabalho dos servidores, expondo-os, ainda mais, às consequências precarizantes da lógica neoliberal em seu cotidiano.

Palavras-chave: Educação; Teletrabalho; Programa de Gestão e Desempenho – PGD; Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

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Biografia do Autor

Merielle Martins Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade PROMINAS (2021), especialista em Trabalho Social com Famílias pela Faculdade Católica de Uberlândia (2013-2014), bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES 2008/2011). Atuou como assistente social na Prefeitura Municipal de Uberlândia (2012-2014), na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2014-2015), ocupou o cargo efetivo de Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento/Serviço Social na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social -SEDESE-MG (2015-2016) e atualmente exerce a função de assistente social na Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase) na Universidade Federal de Uberlândia- UFU.

Mário Borges Netto, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Educação e Formação Humana - HISTEDBR/UFU. Desenvolve e orienta pesquisas sobre "história, lutas sociais e educação", "educação e formação da classe trabalhadora" e "intelectuais e pensamento educacional".

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

MARTINS ALVES, M. ., & Borges Netto, M. (2024). O TELETRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (2020- 2023): UMA ANÁLISE DA FASE PILOTO DA SUA IMPLANTAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61490

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Seção

Artigos do Número Temático