EDUCAÇÃO E NÃO EMANCIPAÇÃO. OS LIMITES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.9i12.p6155Resumo
O presente escrito tem como objetivo analisar a possível obsolescência da educação escolar para o desenvolvimento e a inserção dos indivíduos no ora vigente modo de produção capitalista industrial. Esta análise se baseia na descrição de Marx dos momentos constitutivos do capital através do modo de produção de mercadorias. Nesta exposição ele demonstra a existência de uma lógica interna própria para a dinâmica da construção do capital em seu movimento eterno de expansão. Mais do que isso, há a erupção de relações sociais a partir desse processo de produção e expansão do capital, mediado pela mercadoria, sem que haja a necessidade interna ou externa de um sistema de ensino massivo de indivíduos para que isso se realize. Pelo contrário, se a produção capitalista necessita de um consumo sempre em expansão de seus produtos, a indústria cultural se encarrega de realizá-lo. Em suma, procuramos demonstrar a partir dos escritos, principalmente, de Marx, Adorno e Marcuse que a demanda do modo de produção capitalista por uma massa de indivíduos oriundos da educação escolar não existe, pois a maioria de suas demandas radica nele mesmo, modo de produção, e são solucionadas por ele mesmo em seu processo de constituição, não num elemento externo e ideal, como é o caso da educação escolar. Desta forma, não há como sustentar argumentos que impingem a educação escolar como um elemento fundamental na criação ou no acesso a empregos e muito menos numa prerrogativa para a expansão da assim chamada economia atual, isto é, as relações de produção capitalistas que são constitutivas deste modo de produção. A partir daí, podemos perceber a brecha que se abre para a educação escolar no que tange à formação (no sentido privilegiado da Bildung) dos seres humanos. Porém, tal formação é absolutamente obstruída pelo âmbito objetivo da reificação, isto é, a produção da semiformação. Concluímos reiterando a necessidade da abordagem do tema educacional a partir da totalidade do processo de produção social da vida sob um enfoque marxista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.