FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E ESTÉTICA MARXISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61783

Resumo

Trata da formação humana integral na perspectiva do ser social e de uma totalidade histórica e sua relação com a estética marxista. Objetiva discutir a função ontológica da arte, o trabalho e a arte como criação e a abordagem marxista da arte para compreender a contribuição desta para formação humana numa perspectiva omnilateral, tendo o trabalho como elemento basilar. O estudo tem caráter bibliográfico, a teoria adotada, com base no materialismo histórico dialético sustenta que não é possível pensar processos de formação humana numa perspectiva omnilateral sem a arte.

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Biografia do Autor

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, Universidade Federal do Pará

Pós doutoranda em Educação e Formação na Univesité de Tours- França/Bolsista CNPq

Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGEO-UFPA

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação- GEPTE-UFPA

 

 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica- PPEB-UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia- EDUCANORTE/PGEDA

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE-UFPA

 

 

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Coelho dos Santos Magalhães, B. A., & de Lima Araujo, R. M. . (2024). FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E ESTÉTICA MARXISTA . Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-17. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61783

Edição

Seção

Artigos do Número Temático