FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E ESTÉTICA MARXISTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.61783Resumo
Trata da formação humana integral na perspectiva do ser social e de uma totalidade histórica e sua relação com a estética marxista. Objetiva discutir a função ontológica da arte, o trabalho e a arte como criação e a abordagem marxista da arte para compreender a contribuição desta para formação humana numa perspectiva omnilateral, tendo o trabalho como elemento basilar. O estudo tem caráter bibliográfico, a teoria adotada, com base no materialismo histórico dialético sustenta que não é possível pensar processos de formação humana numa perspectiva omnilateral sem a arte.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. M. L; RODRIGUES, D. S; SILVA. G.P. Ensino integrado como projeto político de transformação social. Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 161-186, jan-abr, 2014.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Ensino médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politécnica e a educação omnilateral. Por que lutamos? Revista: Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 187-2005, jan-abr, 2014.
ENGELS, F. Transformação do macaco em homem. Disponível http://www.marxists.org/portugues/index.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2016.
FREDERICO, C. A arte no mundo dos Homens: o itinerário de Lukács. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
FRIGOTTO, G. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p. 71-87, jan./jun. 2001.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v.14, n. 40, jan/abr. 2009.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 6ªed. São Paulo: Cortez, 2010.
GRAMSCI. A. Os intelectuais e a organização da cultura. Ed. Cortez, São Paulo, 1991.
INFRANCA. A. Trabalho, Indivíduo e História. O conceito de trabalho em Lukács. Tradução: Chistianne Basilio e Silvia de Bernardis. Marília: Oficina Universitária Unesp, São Paulo: Boitempo, 2014.
KONDER, L. Os marxistas e a arte: breve estudo histórico-crítico de algumas tendências da estética marxista. 2ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LOUREIRO, J. de J. P. Elementos de Estética. 3ª Ed. Belém: EDUFPA, 2002.
LUKÁCS, G. Introdução à uma estética marxista. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução de Cecília Neves e Alderico Toríbio. 2ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1976.
KOSIK, K. Marxismo e teoria da literatura. Seleção, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX. K; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. Tradução de José Paulo Neto e Miguel Makoto Cavalcanti Yoshida. 2ª edição – São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MARX. K. O Capital, I, Seção I, Capítulo I Mercadoria. http://www.marxists.org/portugues/marx/index.htm. Acesso em 25 de agosto de 2014.
MARX. K. Cadernos de Paris & Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. [trad. José Paulo neto e Maria Antonia Pacheco]. 1ªEd. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MÉSZÁROS. I. A Teoria da Alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.
MÉSZÁROS. I. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n.1, p.77-93, jan./abr. 2013.
NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução. São Paulo: Cortez, 2011.
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Ensino médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ. A. As ideias estéticas de Marx. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3ª edição – São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ. A. Filosofia da Práxis. Tradução de Maria Encarnación Moya. 2ª ed. –Buenos Aires: Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais - Clacso. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v.12, n. 34, jan/abr. 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.