AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA DIANTE DAS PRESSÕES DE UMA CIVILIZAÇÃO DECADENTE

Autores

  • Jacqueline Botelho Universidade Federal Fluminense
  • Lia Tiriba Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.62030

Resumo

--

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Botelho, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Permanente do NEDDATE/UFF. Coordenadora do NEPEQ (ESS/UFF).

Lia Tiriba , Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE- FGV) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid UCM/Espanha). Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), na área de Formação e Educação de Adultos. Entre 1990-2011 foi professora efetiva da Faculdade de Educação e, atualmente, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF), do qual foi coordenadora entre 2012 e 2016. Atualmente é editora da Revista Trabalho Necessário, é líder do grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e educação - Neddade e participa da coordenação do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, cultura do trabalho, produção associada, saberes do trabalho associado, economia popular, economia popular solidária, autogestão do trabalho e da vida social.

Referências

ANDES. Colômbia ofertará gratuidade do ensino superior público para determinados segmentos populacionais. Disponível em: www.andes.br. Acesso em fevereiro de 2024.

BRASIL DE FATO. No Peru, negociações travam e Machu Picchu tem mais um dia de greve contra privatizações. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/01/29/no-peru-negociacoes-travam-e-machu-picchu-tem-mais-um-dia-de-greve-contra-privatizacoes. Acesso em fevereiro de 2024.

CESÁIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Textos Escolhidos. RJ: Cobogó, 2022.

FARINELLI, V ; PAIK, R. Milei vence primeira batalha legislativa e aprova texto base da Lei Ônibus na Câmara. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/02/02/milei-vence-primeira-batalha-legislativa-e-aprova-texto-base-da-lei-onibus-na-camara. Acesso em fevereiro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Botelho, J. ., & Tiriba , L. (2024). AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA DIANTE DAS PRESSÕES DE UMA CIVILIZAÇÃO DECADENTE. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.62030