INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO TECNOBANCÁRIA: IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62242

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como a mudança tecnológica altera processos produtivos e educativos. O texto aponta que, apesar do apelo de modernização e inovação, a difusão de tecnologias de inteligência artificial altera a relação entre linguagem e pensamento, produzindo uma educação tecnobancária cujos efeitos geram submissão, dominação, exploração e universalização de um pensamento único. O artigo parte das análises de Marx sobre a maquinaria e se desenvolve apontando alterações, contradições e desafios sobre o tema. Ao final, são apresentados caminhos para o enfrentamento da questão no sentido de gerar uma educação comprometida com os interesses de emancipação da classe dominada.

Palavras-chave: Educação tecnobancária; Inteligência Artificial; Educação.

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Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont. 

Breno Apolinário da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Engenharia Civil (2021) pela Faculdade Metodista Granbery e Licenciado em Física (2023) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente possuo em andamento a graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário UNIFATÉCIE e pós-graduação em Ensino de Matemática e Física pelo IF Sudeste MG (Campus Rio Pomba). Já fui professor nas disciplinas de Matemática, Física e Itinerários Formativos do novo ensino médio da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Atualmente é professor de Matemática e Física do Curso Lívia Kingma, voltado para a preparação de alunos para concursos públicos e vestibulares e professor de Matemática no Instituto Promove de Ensino no qual desenvolve projetos com alunos do Ensino Fundamental II e atua como coordenador da feira de ciências.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Fávero de Oliveira, T., & Apolinário da Silva, B. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO TECNOBANCÁRIA: IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62242

Edição

Seção

Artigos do Número Temático