ESTÁGIO EDUCATIVO-PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: PERSPECTIVAS PROBLEMATIZADORAS NAS PESQUISAS DE MESTRADO DO PROFEPT

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62926

Resumo

Este artigo analisou as perspectivas de estágio profissional de nível médio expressas e problematizadas nas pesquisas desenvolvidas no mestrado ProfEPT (2019-2023), evidenciando a relevância das dimensões trabalho e educação integral. Nessa direção, realizamos uma pesquisa bibliográfica com 11 dissertações de mestrado e, mediante à Análise de Conteúdo, alcançamos duas categorias. Essas, de modo geral, revelaram um discurso combativo à formação unilateral no estágio, além de evidenciarem o trabalho fundamentado no princípio educativo como uma necessidade do estágio na EPT de nível médio.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Educativo-Profissional; ProfEPT.

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Biografia do Autor

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

Talita de Brito Franco, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), especialização em Metodologia do Ensino à Docência Superior (2015) e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Já atuou como professora de Informática nos cursos técnicos do Centro Literatus e do Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (CETAM). Tem experiência na área de Licenciatura e Ciência em Computação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos temas referentes à informática e educação.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Chaves da Silva, G. A., Botelho Mourão, A. R., & de Brito Franco, T. (2024). ESTÁGIO EDUCATIVO-PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: PERSPECTIVAS PROBLEMATIZADORAS NAS PESQUISAS DE MESTRADO DO PROFEPT. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62926

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