A DISPUTA POR POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRESSISTAS: RELATO DA CONFERÊNCIA LIVRE DE TECNOLOGIA SOCIAL, ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA ASSISTIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62991Resumo
A vitória democrático-progressista na eleição presidencial de 2022 permitiu a retomada de políticas públicas de construção de práticas alternativas, o que fez aflorar uma disputa político-conceitual em diversos campos. Apresentamos o processo de construção do Documento Final da Conferência Livre de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, no âmbito da V Conferência Nacional de CT&I. Esperamos difundir esse relevante processo de articulação e mobilização da sociedade civil em prol de políticas públicas mais vinculadas a processos efetivos de transformação.
Palavra-chave: Tecnologia Social e Economia Solidária; Tecnologia Assistiva; Participação Social.
Downloads
Referências
ADDOR, F; MENDONÇA, A; ALONSO, C; TURCI, C; GARCIA, J. Relatório técnico: documento de apoio à construção de políticas públicas para os campos da tecnologia social e da tecnologia assistiva - 2023-2027. S.L., 2022.
ADDOR, F; SANTOS, A. M. Um balanço da atuação das Incubadoras de Cooperativas no Brasil. In: Henrique Tahan Novaes. (Org.). Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina. 1ed. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2022, v. 1, p. 319-352.
ADDOR, F. Extensão tecnológica e tecnologia social: reflexões em tempos de pandemia. NAU Social, 2020, v.11, n.21, p. 395–412.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência: estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 6 jul, 2015.
CAT - COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS. Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007, Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR), S.L., 2007.
DAGNINO, R. Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas [online].
Campina Grande: EDUEPB, 2014, 318 p.
DELGADO GARCIA, J. C; GALVAO FILHO, T; SANTOS, M. C. D; MENDES, V;
ROBERTO, M. V; PINHEIRO, D. M. Pesquisa nacional de inovação em tecnologia assistiva. PNITA III: Principais resultados, análise e recomendações para as políticas públicas. São Paulo: ITSBRASIL, 2017.
ITS - INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (Org.). Revista Conhecimento - Ponte para a Vida, Ano 1, n. 1-2. São Paulo: ITS Brasil/MCT/Secis.
ITS - INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (Org.). Trabalho com apoio para pessoas com deficiência: uma proposta de política pública. Metodologia do Emprego Apoiado. São Paulo: ITSBRASIL, 2017.
ITS - INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (Org.) Livro branco da tecnologia assistiva no Brasil. São Paulo: ITSBRASIL, 2017.
NASCIMENTO, A. Tecnologia social como política pública no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI 2003 a 2019, Brasília, 2021.
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência, aprovada pela assembleia geral da ONU em dezembro de 2006.
SANTOS, B. S; RODRIGUEZ, C. Introdução: para ampliar o cânone da produção. In: SANTOS, B. S. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.