JOVENS TRABALHADORES E A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: CAMINHOS POR ONDE ANDEI

Autores

  • Adriana Barbosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63516

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre trajetórias de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF) – rememoradas por meio de imagens e sons. A metodologia de pesquisa teve como ponto de partida dados colhidos em fontes institucionais dos sistemas da universidade, entrevistas e elaboração de filmes de pesquisa com as histórias de vida destes estudantes. O estudo, com base em autores do campo crítico, mostra a dualidade do sistema educacional brasileiro e os impactos do sistema capitalista na vida da juventude trabalhadora.

Palavras-chave: Jovens Trabalhadores; Educação de Jovens e Adultos; Universidade Federal Fluminense-UFF; Direito à Educação.

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Biografia do Autor

Adriana Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro - Brasil. 

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Barbosa, A. . (2024). JOVENS TRABALHADORES E A NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: CAMINHOS POR ONDE ANDEI. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63516

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Seção

Artigos do Número Temático