A ESCOLA EMANCIPATÓRIA GRAMSCIANA COMO ANTÍTESE DA EDUCAÇÃO NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63656

Resumo

No panorama de hegemonia neoliberal, a educação é transformada em um mero produto e a escola deixa de ser um ambiente em que prevalecem o pensamento crítico e os valores humanistas. Neste sentido, com o suporte das reflexões gramscianas sobre educação, busca-se entender o processo de esvaziamento e desqualificação da educação no Brasil, mas, especialmente, valorizar a escola enquanto espaço de construção de autonomia e de emancipação humana.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Educação; Meritocracia Neoliberal; Antonio Gramsci.

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Biografia do Autor

Victor Leandro Chaves Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFF. Coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF)

Gisele Duarte Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela UFF.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Chaves Gomes, V. L., & Duarte Teixeira, G. (2024). A ESCOLA EMANCIPATÓRIA GRAMSCIANA COMO ANTÍTESE DA EDUCAÇÃO NEOLIBERAL. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-16. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63656

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Artigos - Outras Temáticas