GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS: ENTRE A MILITARIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO, QUAL O PROJETO DE FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NA ATUALIDADE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63856

Resumo

O artigo articula o conceito de gestão democrática como forma de realizar a educação democrática para as juventudes no Brasil, analisando as leis de 2024: a Lei Complementar nº 1.398, que institui o Programa Escola Cívico-Militar em São Paulo, e a Lei nº 22.006, do Programa Parceiro da Escola. Ambas transferem recursos públicos a entes privados, reduzindo a autonomia da comunidade escolar. A partir de pesquisa de fontes primárias e revisão bibliográfica, conclui-se que São Paulo e Paraná apresentam processos semelhantes de implementação de políticas neoliberais na gestão das escolas públicas.

Palavras-Chave: Educação democrática; Gestão democrática; Militarização de escolas; Privatização de escolas; Comunidades educativas.

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Biografia do Autor

Viviane Merlim Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (UFF). Professora Adjunta da FEUFF. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/UFF), pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED/UFF) e do Observatório Nacional da Violência contra educadoras/es (ONVE/UFF).

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Merlim Moraes, V. (2024). GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS: ENTRE A MILITARIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO, QUAL O PROJETO DE FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES NA ATUALIDADE?. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63856

Edição

Seção

Artigos do Número Temático