OPÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE CELSO JOÃO FERRETTI
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.63971Resumo
É muito honroso escrever sobre a trajetória profissional do grande pesquisador e ser humano que é Celso Ferretti. É um privilégio e um desafio realizar essa incumbência. Ele é um simpático senhor de cabelos brancos, cultivados já há algumas décadas. Simpático mesmo! Uma pessoa de convívio agradável e fácil, e isso é um consenso entre seus muitos amigos e alunos.
É também conhecido como um exímio pesquisador profissional, conhecedor e experimentado investigador, meticuloso no uso adequado dos diferentes procedimentos de coleta, análise e de comunicação das pesquisas que fizeram dele uma referência na educação brasileira, em particular para o campo Trabalho e Educação, tendo ajudado decisivamente na sua consolidação.
Downloads
Referências
CIAVATTA, M. O percurso do GT Trabalho e Educação: um exercício de interpretação. Trabalho Necessário, v. 13, p. 22-50, 2015.
FERRETTI, C. J. Opção: Trabalho – trajetórias ocupacionais de trabalhadores das classes subalternas. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988a.
FERRETTI, C. J. Uma Nova Proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988b.
PARO, V. H; FERRETTI, C. J.; VIANNA, Claudia P.; SOUZA, Denise T. R. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988. v. 1. Disponível em < https://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/2-escoladetempointegral-completo.pdf> Acesso: 24. abr. 2024.
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; MADEIRA, Felícia R.; FRANCO, Maria Laura P. B. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
FERRETTI, Celso J.; SILVA JUNIOR, João R.; OLIVEIRA, Maria R. N. S (Orgs.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1998.
FERRETTI, C. J. Reformulações do ensino médio. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 71-91, 2016a.
FERRETTI, C. J. A implementação dos cursos técnico integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Educere et Educare (Impresso), vol. 11, nº 23, jul./dez. 2016b.
FERRETTI, C. J. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 261-271, 2018a.
FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, p. 25-42, 2018b.
FERRETTI, C. J. Limites e contribuições da educação para a formação de trabalhadores. Cadernos de pesquisa, v. 26, p. 60, 2019.
FERRETTI, C. J. Resistências à Reforma do Ensino Médio brasileiro: possibilidades e limites. Revista Brasileira de Educação profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-22-22, 2022.
LIMA FILHO, D. L. [Conversa sobre Celso Ferretti]. WhatsApp: 26 abr. 2024. 19:15. 1 mensagem de WhatsApp.
SINGER, P. Prefácio. In: FERRETTI, Celso. Opção: Trabalho – trajetórias ocupacionais de trabalhadores das classes subalternas. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988a.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.