OPÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE CELSO JOÃO FERRETTI

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.63971

Résumé

É muito honroso escrever sobre a trajetória profissional do grande pesquisador e ser humano que é Celso Ferretti. É um privilégio e um desafio realizar essa incumbência. Ele é um simpático senhor de cabelos brancos, cultivados já há algumas décadas. Simpático mesmo! Uma pessoa de convívio agradável e fácil, e isso é um consenso entre seus muitos amigos e alunos.

É também conhecido como um exímio pesquisador profissional, conhecedor e experimentado investigador, meticuloso no uso adequado dos diferentes procedimentos de coleta, análise e de comunicação das pesquisas que fizeram dele uma referência na educação brasileira, em particular para o campo Trabalho e Educação, tendo ajudado decisivamente na sua consolidação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madri (Espanha).Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil. 

Références

CIAVATTA, M. O percurso do GT Trabalho e Educação: um exercício de interpretação. Trabalho Necessário, v. 13, p. 22-50, 2015.

FERRETTI, C. J. Opção: Trabalho – trajetórias ocupacionais de trabalhadores das classes subalternas. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988a.

FERRETTI, C. J. Uma Nova Proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988b.

PARO, V. H; FERRETTI, C. J.; VIANNA, Claudia P.; SOUZA, Denise T. R. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988. v. 1. Disponível em < https://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/2-escoladetempointegral-completo.pdf> Acesso: 24. abr. 2024.

FERRETTI, C. J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; MADEIRA, Felícia R.; FRANCO, Maria Laura P. B. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

FERRETTI, Celso J.; SILVA JUNIOR, João R.; OLIVEIRA, Maria R. N. S (Orgs.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1998.

FERRETTI, C. J. Reformulações do ensino médio. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 71-91, 2016a.

FERRETTI, C. J. A implementação dos cursos técnico integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Educere et Educare (Impresso), vol. 11, nº 23, jul./dez. 2016b.

FERRETTI, C. J. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 261-271, 2018a.

FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, p. 25-42, 2018b.

FERRETTI, C. J. Limites e contribuições da educação para a formação de trabalhadores. Cadernos de pesquisa, v. 26, p. 60, 2019.

FERRETTI, C. J. Resistências à Reforma do Ensino Médio brasileiro: possibilidades e limites. Revista Brasileira de Educação profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-22-22, 2022.

LIMA FILHO, D. L. [Conversa sobre Celso Ferretti]. WhatsApp: 26 abr. 2024. 19:15. 1 mensagem de WhatsApp.

SINGER, P. Prefácio. In: FERRETTI, Celso. Opção: Trabalho – trajetórias ocupacionais de trabalhadores das classes subalternas. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988a.

Publiée

2024-08-08