O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY E EDWARD THOMPSON: QUESTÕES PARA O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64958Resumo
O artigo tem por finalidade levantar questões para reflexão sobre o conceito de experiência, recorrente no debate acerca do processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresenta-se a biografia de John Dewey e de Edward Palmer Thompson para, em seguida, distinguir o conceito de experiência utilizado por ambos em suas obras: no primeiro, evidencia-se a visão liberal do filósofo estadunidense; no segundo, uma concepção materialista histórica, formulada pelo historiador inglês marxista. A análise fundamenta-se em revisão de literatura e em estudos sobre as obras dos autores.
Palavras-chave: Experiência. Jonh Dewey. Edward Thompson. Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Referências
ALVES, G, ARAÚJO, R. Thompson, Lukács e o conceito de experiência ― um diálogo mais que necessário. In: Revista Mundos do Trabalho. Florianópolis, v. 5, n. 10. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2013v5n10p53. Acesso em 20 de agosto de2023.
BOMFIM, M. I; RUMMERT, S. M. (orgs.). Educação de jovens e adultos da classe trabalhadora: “novos” projetos e antigas disputas. Curitiba: CRV, 2017.
DEWEY, J. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo: Editora Nacional e Editora USP, 1970.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo, Editora Nacional, 1976.
DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1959.
DEWEY, J. Desenvolvimento do pragmatismo americano. In: Revista ScientiæZudia. São Paulo, v. 5, n. 2, 2007. Disponível: https://www.scielo.br/j/ss/a/Wv6XLVVPCYXvZfmwNhGH9gb/. Acesso em 20 de agosto de 2023.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotiskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2013.
GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. O princípio educativo. Cadernos do Cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2000.
HELLER, A. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
HORA, L. C. A. da. A formação de jovens e adultos trabalhadores sob controle dos empresários: o caso do PROEJA no Maranhão. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 3, n. 4. jul. 2014.
HORA, L. C. A. da. A formação dos trabalhadores na rota dos trilhos: O PROEJA nos municípios de Açailândia e Buriticupu. 2013. 297f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFF, Niterói.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Editora Boitempo, 2004.
MATTOS, M. B. “E.P. Thompson no Brasil”. Outubro nº. 14. São Paulo, 2006.
MATTOS, M. B. E. P Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.a.
MATTOS, M. B. História e projeto social: a origem militante do debate sobre classes e luta de classes na obra de E. P. Thompson. Anais do XII Colóquio Internacional Marx e Engels. Campinas, SP: Unicamp, 2012.b.
MORAES, M. C. M. de; MÜLLER, R. G. História e experiência: contribuições de E. P. Thompson à pesquisa em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 329-349, jul./dez. 2003.
PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1982.
PROTÁSIO, A. R, et al. Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023.
RUMMERT, S. M. Educação e identidade dos trabalhadores: as concepções do capital e do trabalho. São Paulo: Xamã, 2000.
RUMMERT, S. M. Gramsci, trabalho e educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual. Lisboa: Cadernos de Sísifo, 2007.
SAVIANI, D. Escola e democracia: Campinas: Autores Associados, 2009.
SHIROMA, E. O; MORAES, M. C. M; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SOARES, J. R. O (neo)pragmatismo como eixo (des)estruturante da educação contemporânea. 2007. 412f. Tese (Doutorado em Educação) - UFCE, Fortaleza.
TEIXEIRA, M. F; RUMMERT, S. M. Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 7, 2019.
TEIXEIRA, M. F. Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONERA no Maranhão. 2021. 405f. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E. P. Os românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: árvore da liberdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
WARDE, M. Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 48, p. 169-186, abr./jun. 2013. Editora UFPR.
VENTURA, J; RUMMERT, S. M. (Orgs.). Educação de jovens e adultos trabalhadores: velhos “novos desafios” na política e na formação docente. In: ______. Trabalho e educação: análises críticas sobre a escola básica. Campinas: Mercado das Letras, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

