O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY E EDWARD THOMPSON: QUESTÕES PARA O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64958

Resumo

O artigo tem por finalidade levantar questões para reflexão sobre o conceito de experiência, recorrente no debate acerca do processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresenta-se a biografia de John Dewey e de Edward Palmer Thompson para, em seguida, distinguir o conceito de experiência utilizado por ambos em suas obras: no primeiro, evidencia-se a visão liberal do filósofo estadunidense; no segundo, uma concepção materialista histórica, formulada pelo historiador inglês marxista. A análise fundamenta-se em revisão de literatura e em estudos sobre as obras dos autores.

Palavras-chave: Experiência. Jonh Dewey. Edward Thompson. Educação de Jovens e Adultos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lícia Cristina Araújo da Hora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Professora da área da educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Brasil. Doutora em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo - Brasil. 

  • Michelle Freitas Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Professora da área da educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Doutora em Educação (UFF).

Referências

ALVES, G, ARAÚJO, R. Thompson, Lukács e o conceito de experiência ― um diálogo mais que necessário. In: Revista Mundos do Trabalho. Florianópolis, v. 5, n. 10. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2013v5n10p53. Acesso em 20 de agosto de2023.

BOMFIM, M. I; RUMMERT, S. M. (orgs.). Educação de jovens e adultos da classe trabalhadora: “novos” projetos e antigas disputas. Curitiba: CRV, 2017.

DEWEY, J. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo: Editora Nacional e Editora USP, 1970.

DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo, Editora Nacional, 1976.

DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1959.

DEWEY, J. Desenvolvimento do pragmatismo americano. In: Revista ScientiæZudia. São Paulo, v. 5, n. 2, 2007. Disponível: https://www.scielo.br/j/ss/a/Wv6XLVVPCYXvZfmwNhGH9gb/. Acesso em 20 de agosto de 2023.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotiskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 2013.

GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. O princípio educativo. Cadernos do Cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2000.

HELLER, A. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

HORA, L. C. A. da. A formação de jovens e adultos trabalhadores sob controle dos empresários: o caso do PROEJA no Maranhão. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 3, n. 4. jul. 2014.

HORA, L. C. A. da. A formação dos trabalhadores na rota dos trilhos: O PROEJA nos municípios de Açailândia e Buriticupu. 2013. 297f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFF, Niterói.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Editora Boitempo, 2004.

MATTOS, M. B. “E.P. Thompson no Brasil”. Outubro nº. 14. São Paulo, 2006.

MATTOS, M. B. E. P Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.a.

MATTOS, M. B. História e projeto social: a origem militante do debate sobre classes e luta de classes na obra de E. P. Thompson. Anais do XII Colóquio Internacional Marx e Engels. Campinas, SP: Unicamp, 2012.b.

MORAES, M. C. M. de; MÜLLER, R. G. História e experiência: contribuições de E. P. Thompson à pesquisa em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 329-349, jul./dez. 2003.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1982.

PROTÁSIO, A. R, et al. Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023.

RUMMERT, S. M. Educação e identidade dos trabalhadores: as concepções do capital e do trabalho. São Paulo: Xamã, 2000.

RUMMERT, S. M. Gramsci, trabalho e educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual. Lisboa: Cadernos de Sísifo, 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia: Campinas: Autores Associados, 2009.

SHIROMA, E. O; MORAES, M. C. M; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SOARES, J. R. O (neo)pragmatismo como eixo (des)estruturante da educação contemporânea. 2007. 412f. Tese (Doutorado em Educação) - UFCE, Fortaleza.

TEIXEIRA, M. F; RUMMERT, S. M. Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 7, 2019.

TEIXEIRA, M. F. Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONERA no Maranhão. 2021. 405f. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. Os românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: árvore da liberdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

WARDE, M. Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 48, p. 169-186, abr./jun. 2013. Editora UFPR.

VENTURA, J; RUMMERT, S. M. (Orgs.). Educação de jovens e adultos trabalhadores: velhos “novos desafios” na política e na formação docente. In: ______. Trabalho e educação: análises críticas sobre a escola básica. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos - Outras Temáticas

Como Citar

O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY E EDWARD THOMPSON: QUESTÕES PARA O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64958