NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66705

Resumo

A presente exposição trata sobre resultados de pesquisa de base materialista histórica-dialética com comunidades quilombolas na Amazônia Brasileira e comunidades rurais em Cuba, realizada através de Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal do Pará-Brasil e Universidade Pinar del Rio-Cuba. A experiência fundamentou análises referentes à necessidades sentidas, considerando as relações trabalho-educação e produção da formação humana, com objetivo de estabelecer uma articulação entre teoria e prática que mobilize e eduque trabalhadores rurais em Cuba e no Brasil

Palavras-chave: Experiências; Necessidades Sentidas; Trabalho-Educação; Formação Humana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesús Jorge Perez Garcia, Universidad de Pinar del Rio

Doctor en Ciencias Pedagógicas pela Universidad de Pinar del Rio (UPR), Cuba.  

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Brasil. Docente na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional,

para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial

da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em 05 de fevereiro de 2025.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 21 jul. 2010. Disponível em:<http://www.planalto.

gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm> Acesso em 05 de fevereiro de 2025.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: DF, Diário Oficial da União, Brasília, 2012. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_8_12.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 05 de fevereiro de 2025.

CASTRO, F. R. La historia me absolverá. La Habana: Editora Ciencias Sociales, 2007.

CASTRO, F. R. Discurso pronunciado por el Presidente del Consejo de Estado de la República de Cuba, Fidel Castro Ruz, en el Aula Magna de la Universidad Central de Venezuela, el 3 de febrero de 1999. In: SALOMÓN, Omar Pérez. Fidel, Soldado de las Ideas, La Habana. Disponível em: <http://www.fidelcastro.cu/es/libros/una-revolucion-solopuede-ser-hija-de-la-cultura-y-de-las-ideas> Acesso em 05 de fevereiro de 2025.

ESCOBAR, A. Desde abajo, por la izquierda y con la Tierra. Intervenciones en estudios culturales, Colombia, v. 2, n. 3, jan-jun, 2016. Disponível em: https://portal.amelica.org/ameli/journal/53/5317007/5317007.pdf Acesso em 06 de janeiro de 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. 3. ed. São Paulo: Cortez; São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2001.

GARCÍA, J. J. P. Necesidades sentidas: Ensayo sobre Luchas Comunitarias en Territorios Rurales en Cuba y en la Amazonía Tocantina Paraense – Brasil. Trabalho Necessário, Niterói, jan/abr, 2022a.

GARCÍA, J. J. P. Necesidades Sentidas en Comunidades Rurales: como las experiências acontecen. In: Colóquio do Museu Pedagógico, 14, 2022, Vitória da Conquista, Vitória da Conquista: UESB, 2022b. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/10684/10489. Acesso em 10 de junho de 2023.

GARCÍA, J. J. P. Necessidades Sentidas: Relação de Trabalho-Educação nas Experiências de Comunidades Rurais em Cuba e Amazônia Tocantina Paraense. In: XIII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação. “Trabalho e Educação na Amazônia, Reformas Educacionais e a Formação (das) Trabalhadores (as)”. Trabalho e Educação na Amazônia. Disponível em: - ebook - gepte_ufpa.pdf. Acesso em 22 de dezembro de. 2025.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEFF, E. Ecología, Capital e Cultura. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do Ser Social I. Tradução Carlos Nelson Coutinho et al. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018b.

MARAÑON-PIMENTEL, B. (org.). Solidaridad económica y potencialidades de transformaciónen na América Latina: uma perspectiva descolonial. Ciudad de México: CLACSO; UNAM, 2012. (Coleción Grupos de Trabajo).

MARTÍ, J. Ideário Pedagógico. La Habana: Centro de Estúdios Martianos, 2015.

MARTÍ, J. Guatemala, 1878. In: MARTÍ, José. Obras completas. La Habana: Edición Crítica; La Habana: Centro de Estudios Martianos, 2001. Disponível em: https://journals.openedition.org/etudescaribeennes/22362#ftn29> Acesso em 06 de janeiro de 2025.

MARX, K; ENGELS, F. Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MÉSZÁROS, I. Formação Humana. São Paulo: Editora Autores Associados, 2021.

SANTIAGO, E. da S; PEREIRA, G. da S.. Formação Humana e Racionalidade Substantiva: resistência à formação instrumental. Edital Plurais, Salvador, v. 4, n. 3, p.115-131, set/dez. 2019.

SAVIANI, D.. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, pp. 152–165, jan/abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ rbedu/a12v1234.pdf. Acesso em 8 de setembro de 2018.

SILVA SERRAO, E. R. da. Quilombolar-se na Amazônia: “outros” processos de formação, “outras” experiências da classe trabalhadora alargada. 2024. 423f. Tese (Doutorado em Educação) – UFPA, Belém.

SILVA, G. P. da. Trabalho, educação e desenvolvimento: o norte da educação da CUT na Amazônia. 2006. 180f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRN, Natal.

SOUZA, W. K. Trabalho-Educação, Economia e Cultura em Povos e Comunidades Tradicionais: A (Re)afirmação de Modos de Vida como Forma de Resistência. 2020. 222f. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói.

TIRIBA, L. Trabalho-Educação, Modo de vida e Estrutura de sentimentos em Comunidades tradicionais. In: XIV Colóquio Nacional; VII Internacional do Museu Pedagógico da UESB; XII Seminário Nacional; II Internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UNICAMP. Universidade Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2022. Disponível em: https://anais.uesb.br/index.php/cmp.>

Acesso em 29 de março de 2023.

TIRIBA, L.; SOUZA, W. K. A. Culturas do Trabalho, Educação e Produção da Existência: Entre Quilombolas, Castanheiros e Seringueiros. In: LORIS, A. A. R.; NETO, V. J. Fronteiras do Desenvolvimento na Amazônia: Agroculturas, Histórias

Contestadas, Novas Alteridades. Appris: Curitiba, 2021.

TRIVIÑOS, A. Introdução as pesquisas em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

THOMPSON, E. Miséria da Teoria ou um Planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

WILLIAMS, R. Cultura e Materialismo. Tradução André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Perez Garcia, J. J. ., & Pereira da Silva, G. (2025). NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. Revista Trabalho Necessário, 23(50), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66705