Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaração de Privacidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Submissão
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Notícias
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50
Publicado:
2025-04-09
Expediente
Expediente
- - (Autor)
PDF
Editorial
POR UM DEBATE NECESSÁRIO SOBRE “MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”: PASSADO E PRESENTE DE OPRESSÕES, RESISTÊNCIAS E LUTAS
Lia Tiriba, Jacqueline Botelho, Adriana Barbosa (Autor)
01-04
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67321
Apresentação
MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ARTICULAÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA
Jacqueline Botelho, Jane Barros Almeida (Autor)
01-13
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67320
Homenagens
O HOMEM, O IRMÃO E O GUERREIRO
Tânia Tgart (Mãe Tânia de Ogum) (Autor)
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67275
JOSÉ LUIZ ANTUNES E SEUS TRABALHO (S) NECESSÁRIO (S)
Lia Tiriba, Sonia Maria Rummert (Autor)
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67276
OITO CARTAS AO PROF. JOSÉ LUIZ ANTUNES DE PROFESSORES E EX-ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
- - (Autor)
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67277
Clássicos
APRESENTAÇÃO À CARTA DE MARX PARA LAURA E PAUL LAFARGUE EM PARIS
Mario Soares Neto (Autor)
01-14
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67323
MARXISMO E INDIGENISMO: MARIÁTEGUI E O SOCIALISMO INDO-AMERICANO
Matheus de Carvalho Barros (Autor)
01-07
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66970
ANEXO - SETE ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE PERUANA.
- - (Autor)
PDF
QUEM FOI LÉLIA GONZALEZ? COMENTÁRIOS AO ARTIGO A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO, DE 1979.
Kenia Antonio Cardoso (Autor)
01-06
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66969
ANEXO - A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO
- - (Autor)
PDF
Artigos do Número Temático
ESTILHAÇAR AS MÁSCARAS BRANCAS: DO RACISMO À PROMOÇÃO DA NEGRITUDE POSITIVADA NAS ESCOLAS
Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Benilde Silva Portuguez (Autor)
01-27
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613
MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: EXPERIÊNCIAS NA LUTA PELO ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR
Priscila Beralda Moreira de Oliveira (Autor)
01-28
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66051
CRITÉRIOS, MOTIVAÇÕES E IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA JOVENS NEGROS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DE MERITI/RJ
Cintia Lopes de Melo Rodrigues, Carlos Soares Barbosa (Autor)
01-24
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65704
ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
Giovanna Santiago Costa, Júlia Palacce Pini, Márcio Farias (Autor)
01-14
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS DA CLASSE TRABALHADORA ALARGADA NA AMAZÔNIA
Ellen Rodrigues Da Silva Serrão (Autor)
01-27
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65710
EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA
Jane Barros Almeida (Autor)
01-20
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66121
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO CENTRO DA LUTA DE CLASSES: A OBJETIVIDADE ESMAGADORA EM FRANTZ FANON E A CULTURA NEGRA COMO RESISTÊNCIA EM LÉLIA GONZALEZ
Jacqueline Botelho (Autor)
01-16
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67148
O ANTIRRACISMO DE APARÊNCIA: DA NEGAÇÃO GLOBAL AO RECONHECIMENTO SINGULAR E OPORTUNISTA
Raphael Barreto da Conceicao Barbosa (Autor)
01-13
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66137
EUGENIA E BRANQUEAMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX
Weber Lopes Góes (Autor)
01-16
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66312
CINEMA E EDUCAÇÃO: M8, O RACISMO E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Roger Domenech Colacios (Autor)
01-24
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66404
“NO DIA 14 DE MAIO SAÍ POR AÍ”: FAVELA ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBORDINAÇÃO
Renan Silva Gomes, Leticia Batista Silva, Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo (Autor)
01-25
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66597
NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA
Jesús Jorge Perez Garcia, Gilmar Pereira da Silva (Autor)
01-22
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66705
Resenha
MARXISMO NEGRO. PENSAMENTO DESCOLONIZADOR DEL CARIBE ANGLÓFONO.[Daniel Montañez Pico]
Fábio Nogueira (Autor)
01-05
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66447
Entrevista
O MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO (MNU): 47 ANOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA: [ ENTREVISTA A REGINA LUCIA SANTOS]
Jane Barros Almeida (Autor)
01-07
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66334
Ensaio
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DAS CRIANÇAS AFRO-LUSÓFONAS DE COVA DA MOURA - LISBOA
Maurício Roberto da Silva (Autor)
01-19
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66971
ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA
Géssica Maria Silva São José (Autor)
01-10
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66491
COMUNIDADES FORTES: UMA QUESTÃO DE CLASSE, RAÇA E ETNIA PARA A AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA EM RONDÔNIA, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
William Kennedy do Amaral Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araujo, Mônica do Carmo Apolinário Oliveira (Autor)
01-24
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66179
Teses e Dissertações
O TRABALHO DA MEMÓRIA E DA EDUCAÇÃO NA LUTA PELO RECONHECIMENTO DO QUILOMBO DE BARRA EM RIO DE CONTAS-BA
Géssica Maria Silva São José (Autor)
01-06
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66489
A CENTRALIDADE DA QUESTÃO RACIAL NAS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE ORGANIZAÇÕES DA ESQUERDA BRASILEIRA ENTRE A DITADURA E A REDEMOCRATIZAÇÃO
Sandra Vaz (Autor)
01-06
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66647
Memória e Documentos
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS : RASTREANDO PROJETOS DE MITIGAÇÃO EM ANGRA DOS REIS, PARATY E UBATUBA
Alexia Soares, Luis Eduardo Chagas (Autor)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66420
Artigos e Resenhas de Outras Temáticas
AS CULTURAS BRASILEIRAS EM ALFREDO BOSI: AFINIDADES E DISTANCIAMENTOS COM OS ESTUDOS CULTURAIS BRITÂNICOS
Rogério Martins Marlier, José Wilson Assis Neves Júnior, Fábio Lanza (Autor)
01-22
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63762
DA REFORMA TRABALHISTA À PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO REVISTA
Marley Rosana Melo de Araújo, Iasmin Viana Menezes, Samara da Silva Mendes Pina (Autor)
01-28
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63236
PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE
Tatianne Amanda Bezerra da Silva (Autor)
01-24
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES
Cibeli Borba Machado, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Renato Cechinel (Autor)
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63398
[Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]
Lucas Pelissari (Autor)
01-05
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65136
[Resenha] O AVESSO DAS EVIDÊNCIAS: PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO [Lalo Watanabe Minto]
Gustavo Romero (Autor)
01-06
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64950
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Français
Português
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários