Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaração de Privacidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Submissões
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Notícias
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50
Publicado:
2025-04-09
Expediente
Expediente
- -
PDF
Editorial
POR UM DEBATE NECESSÁRIO SOBRE “MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”: PASSADO E PRESENTE DE OPRESSÕES, RESISTÊNCIAS E LUTAS
Lia Tiriba, Jacqueline Botelho, Adriana Barbosa
01-04
PDF
Apresentação
MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ARTICULAÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA
Jacqueline Botelho, Jane Barros Almeida
01-13
PDF
Homenagem
O HOMEM, O IRMÃO E O GUERREIRO
Tânia Tgart (Mãe Tânia de Ogum)
PDF
JOSÉ LUIZ ANTUNES E SEUS TRABALHO(S) NECESSÁRIO(S)
Lia Tiriba, Sonia Maria Rummert
PDF
OITO CARTAS AO PROF. JOSÉ LUIZ ANTUNES DE PROFESSORES E EX-ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
- -
PDF
Clássicos
APRESENTAÇÃO À CARTA DE MARX PARA LAURA E PAUL LAFARGUE EM PARIS
Mario Soares Neto
01-14
PDF
MARXISMO E INDIGENISMO: MARIÁTEGUI E O SOCIALISMO INDO-AMERICANO
Matheus de Carvalho Barros
01-07
PDF
ANEXO - SETE ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE PERUANA.
- -
PDF
QUEM FOI LÉLIA GONZALEZ? COMENTÁRIOS AO ARTIGO A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO, DE 1979.
Kenia Antonio Cardoso
01-06
PDF
ANEXO - A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO
- -
PDF
Artigos do Número Temático
ESTILHAÇAR AS MÁSCARAS BRANCAS: DO RACISMO À PROMOÇÃO DA NEGRITUDE POSITIVADA NAS ESCOLAS
Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Benilde Silva Portuguez
01-27
PDF
MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: EXPERIÊNCIAS NA LUTA PELO ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR
Priscila Beralda Moreira de Oliveira
01-28
PDF
CRITÉRIOS, MOTIVAÇÕES E IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA JOVENS NEGROS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DE MERITI/RJ
Cintia Lopes de Melo Rodrigues, Carlos Soares Barbosa
01-24
PDF
ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
Giovanna Santiago Costa, Júlia Palacce Pini, Márcio Farias
01-14
PDF
HTML
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS DA CLASSE TRABALHADORA ALARGADA NA AMAZÔNIA
Ellen Rodrigues Da Silva Serrão
01-27
PDF
EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA
Jane Barros Almeida
01-20
PDF
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO CENTRO DA LUTA DE CLASSES: A OBJETIVIDADE ESMAGADORA EM FRANTZ FANON E A CULTURA NEGRA COMO RESISTÊNCIA EM LÉLIA GONZALEZ
Jacqueline Botelho
01-16
PDF
O ANTIRRACISMO DE APARÊNCIA: DA NEGAÇÃO GLOBAL AO RECONHECIMENTO SINGULAR E OPORTUNISTA
Raphael Barreto da Conceicao Barbosa
01-13
PDF
EUGENIA E BRANQUEAMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX
Weber Lopes Góes
01-16
PDF
CINEMA E EDUCAÇÃO: M8, O RACISMO E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Roger Domenech Colacios
01-24
PDF
“NO DIA 14 DE MAIO SAÍ POR AÍ”: FAVELA ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBORDINAÇÃO
Renan Silva Gomes, Leticia Batista Silva, Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo
01-25
PDF
HTML
NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA
Jesús Jorge Perez Garcia, Gilmar Pereira da Silva
01-22
PDF
Ensaio
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DAS CRIANÇAS AFRO-LUSÓFONAS DE COVA DA MOURA - LISBOA
Maurício Roberto da Silva
01-19
PDF
ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA
Géssica Maria Silva São José
01-10
PDF
COMUNIDADES FORTES: UMA QUESTÃO DE CLASSE, RAÇA E ETNIA PARA A AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA EM RONDÔNIA, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
William Kennedy do Amaral Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araujo, Mônica do Carmo Apolinário Oliveira
01-24
PDF
Entrevista
O MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO (MNU): 47 ANOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA: [ ENTREVISTA A REGINA LUCIA SANTOS]
Jane Barros Almeida
01-07
PDF
Resenha
MARXISMO NEGRO. PENSAMENTO DESCOLONIZADOR DEL CARIBE ANGLÓFONO.[Daniel Montañez Pico]
Fábio Nogueira
01-05
PDF
Teses e Dissertações
O TRABALHO DA MEMÓRIA E DA EDUCAÇÃO NA LUTA PELO RECONHECIMENTO DO QUILOMBO DE BARRA EM RIO DE CONTAS-BA
Géssica Maria Silva São José
01-06
PDF
A CENTRALIDADE DA QUESTÃO RACIAL NAS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE ORGANIZAÇÕES DA ESQUERDA BRASILEIRA ENTRE A DITADURA E A REDEMOCRATIZAÇÃO
Sandra Vaz
01-06
PDF
Artigos e Resenhas de Outras Temáticas
AS CULTURAS BRASILEIRAS EM ALFREDO BOSI: AFINIDADES E DISTANCIAMENTOS COM OS ESTUDOS CULTURAIS BRITÂNICOS
Rogério Martins Marlier, José Wilson Assis Neves Júnior
01-22
PDF
DA REFORMA TRABALHISTA À PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO REVISTA
Marley Rosana Melo de Araújo, Iasmin Viana Menezes, Samara da Silva Mendes Pina
01-28
PDF
PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE
Tatianne Amanda Bezerra da Silva
01-24
PDF
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES
Cibeli Borba Machado, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Renato Cechinel
PDF
[Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]
Lucas Pelissari
01-05
PDF
[Resenha] O AVESSO DAS EVIDÊNCIAS: PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO [Lalo Watanabe Minto]
Gustavo Romero
01-06
PDF
Memória e Documentos
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS : RASTREANDO PROJETOS DE MITIGAÇÃO EM ANGRA DOS REIS, PARATY E UBATUBA
Alexia Soares, Luis Eduardo Chagas
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)