v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais

					Visualizar v. 23 n. 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
Publicado: 2025-04-09

Expediente

Editorial

Apresentação

  • MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ARTICULAÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA

    Jacqueline Botelho, Jane Barros Almeida (Autor)
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67320

Homenagens

  • O HOMEM, O IRMÃO E O GUERREIRO

    Tânia Tgart (Mãe Tânia de Ogum) (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67275
  • JOSÉ LUIZ ANTUNES E SEUS TRABALHO (S) NECESSÁRIO (S)

    Lia Tiriba, Sonia Maria Rummert (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67276
  • OITO CARTAS AO PROF. JOSÉ LUIZ ANTUNES DE PROFESSORES E EX-ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

    - - (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67277

Clássicos

Artigos do Número Temático

  • ESTILHAÇAR AS MÁSCARAS BRANCAS: DO RACISMO À PROMOÇÃO DA NEGRITUDE POSITIVADA NAS ESCOLAS

    Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Benilde Silva Portuguez (Autor)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613
  • MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: EXPERIÊNCIAS NA LUTA PELO ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR

    Priscila Beralda Moreira de Oliveira (Autor)
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66051
  • CRITÉRIOS, MOTIVAÇÕES E IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA JOVENS NEGROS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DE MERITI/RJ

    Cintia Lopes de Melo Rodrigues, Carlos Soares Barbosa (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65704
  • ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL

    Giovanna Santiago Costa, Júlia Palacce Pini, Márcio Farias (Autor)
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539
  • PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS DA CLASSE TRABALHADORA ALARGADA NA AMAZÔNIA

    Ellen Rodrigues Da Silva Serrão (Autor)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65710
  • EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA

    Jane Barros Almeida (Autor)
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66121
  • A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO CENTRO DA LUTA DE CLASSES: A OBJETIVIDADE ESMAGADORA EM FRANTZ FANON E A CULTURA NEGRA COMO RESISTÊNCIA EM LÉLIA GONZALEZ

    Jacqueline Botelho (Autor)
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67148
  • O ANTIRRACISMO DE APARÊNCIA: DA NEGAÇÃO GLOBAL AO RECONHECIMENTO SINGULAR E OPORTUNISTA

    Raphael Barreto da Conceicao Barbosa (Autor)
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66137
  • EUGENIA E BRANQUEAMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX

    Weber Lopes Góes (Autor)
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66312
  • CINEMA E EDUCAÇÃO: M8, O RACISMO E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

    Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Roger Domenech Colacios (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66404
  • “NO DIA 14 DE MAIO SAÍ POR AÍ”: FAVELA ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBORDINAÇÃO

    Renan Silva Gomes, Leticia Batista Silva, Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo (Autor)
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66597
  • NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA

    Jesús Jorge Perez Garcia, Gilmar Pereira da Silva (Autor)
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66705

Resenha

  • MARXISMO NEGRO. PENSAMENTO DESCOLONIZADOR DEL CARIBE ANGLÓFONO.[Daniel Montañez Pico]

    Fábio Nogueira (Autor)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66447

Entrevista

Ensaio

  • NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DAS CRIANÇAS AFRO-LUSÓFONAS DE COVA DA MOURA - LISBOA

    Maurício Roberto da Silva (Autor)
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66971
  • ORÍ, CORPO E MEMÓRIA QUILOMBOLA COMO TERRITÓRIO DE PRESERVAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ANCESTRALIDADE NEGRA

    Géssica Maria Silva São José (Autor)
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66491
  • COMUNIDADES FORTES: UMA QUESTÃO DE CLASSE, RAÇA E ETNIA PARA A AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA EM RONDÔNIA, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

    William Kennedy do Amaral Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araujo, Mônica do Carmo Apolinário Oliveira (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66179

Teses e Dissertações

Memória e Documentos

  • POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS : RASTREANDO PROJETOS DE MITIGAÇÃO EM ANGRA DOS REIS, PARATY E UBATUBA

    Alexia Soares, Luis Eduardo Chagas (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66420

Artigos e Resenhas de Outras Temáticas

  • AS CULTURAS BRASILEIRAS EM ALFREDO BOSI: AFINIDADES E DISTANCIAMENTOS COM OS ESTUDOS CULTURAIS BRITÂNICOS

    Rogério Martins Marlier, José Wilson Assis Neves Júnior, Fábio Lanza (Autor)
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63762
  • DA REFORMA TRABALHISTA À PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO REVISTA

    Marley Rosana Melo de Araújo, Iasmin Viana Menezes, Samara da Silva Mendes Pina (Autor)
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63236
  • PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE

    Tatianne Amanda Bezerra da Silva (Autor)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES

    Cibeli Borba Machado, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Renato Cechinel (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63398
  • [Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]

    Lucas Pelissari (Autor)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65136
  • [Resenha] O AVESSO DAS EVIDÊNCIAS: PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO [Lalo Watanabe Minto]

    Gustavo Romero (Autor)
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64950