O TEATRO DO OPRIMIDO DE BOAL E O “TEATRO DIALÉTICO” DE BRECHT

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66870

Resumo

O presente texto tem como propósito prescrutar a relação de interseção existente entre a produção de Augusto Boal e de Bertolt Brecht. Elucidando, primeiramente, a peculiaridade do Sistema Trágico Coercitivo aristotélico. Segundo, buscar-se-á entender, pela mediação das assertivas expressas no Teatro do Oprimido, como Boal representa a continuidade da crítica desenvolvida por Bertolt Brecht ao conceito de catarse. Para abordar as referidas categorias, recorrer-se-á às obras dos referidos dramaturgos e de intérpretes como Jameson (2007), Lunn (1986), Miranda (2011), Zanetti (2015).

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Biografia do Autor

  • Artur Bispo dos Santos Neto, Universidade Federal de Alagoas

    [1]Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Brasil. Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (USP) - Brasil. Professor Titular do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas. Professor no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • José Jânio Câmelo Canel, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente, Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do projeto de pesquisa Literatura e Sociedade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Reprodução Social vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Especialista nas áreas de Filosofia Política, Economia Política, Estética, Literatura, Moral e Ética.

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Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

O TEATRO DO OPRIMIDO DE BOAL E O “TEATRO DIALÉTICO” DE BRECHT. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-19. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66870