O TEATRO DO OPRIMIDO DE BOAL E O “TEATRO DIALÉTICO” DE BRECHT
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66870Resumo
O presente texto tem como propósito prescrutar a relação de interseção existente entre a produção de Augusto Boal e de Bertolt Brecht. Elucidando, primeiramente, a peculiaridade do Sistema Trágico Coercitivo aristotélico. Segundo, buscar-se-á entender, pela mediação das assertivas expressas no Teatro do Oprimido, como Boal representa a continuidade da crítica desenvolvida por Bertolt Brecht ao conceito de catarse. Para abordar as referidas categorias, recorrer-se-á às obras dos referidos dramaturgos e de intérpretes como Jameson (2007), Lunn (1986), Miranda (2011), Zanetti (2015).
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
BENJAMIN, W. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. Volume 1. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 78-90.
BRECHT, B. Estudos sobre o teatro. 2ª ed. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BRECHT, B. A alma boa de Setsuan. In. BRECHT, B. Teatro completo. Vol. 7. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
BOAL, A. P. No palco, soluções para a vida real. Entrevista concedida a Nestor Cozetti. São Paulo: Jornal Brasil de Fato, ano 3, nº 141, novembro de 2005.
BOAL, A. P. Entrevista com Boal: encontro marcado com a arte. Endereço eletrônico: http://somostodosartistasboal.blogspot.com/2011/01/entrevistas-com-boal.html. Acesso em 10 de fevereiro de 2025.
BOAL, A. P. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOAL, A. P. O papel de Brecht no teatro brasileiro: uma avaliação/ Parte V. In: BADER, Wolfgang. Brecht no Brasil, experiências e influências. Introdução e organização: Wolfgang Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BOAL, A. P. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1980.
JAMESON, F. El debate entre realismo y modernismo. Reflexiones para concluir. Youkali. Revista crítica de las artes y el pensamiento, vol. 7, 2007. p. 189-201.
LUKÁCS, G. Estética. Problemas de la mímesis. Vol. II. Trad. Manuel Sacristán. Barcelona: Grijalbo, 1966.
LUNN, E. Marxismo y modernismo: un estúdio histórico de Lukács, Benjamin y Adorno. Trad. Eduardo L. Suárez. México: Fondo de Cultura Económica, 1986.
MIRANDA, R. A. Estudos sobre Bertolt Brecht. Existência e Arte – Revista Eletrônica do Grupo PET – Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei – Ano VII, nº VI, janeiro a dezembro de 2011.
RODRIGUES, M. R. Algumas considerações sobre o teatro épico de Brecht. In: PIRES, Cardoso. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: o render dos heróis. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dmxrg/pdf/rodrigues-9788579831140-03.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2025.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SOARES, M; PATRIOTA, R. Brecht e Boal: um diálogo aberto. Relato de pesquisa, no 9º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte, 2-4 – Dezembro – Uberlândia.
ZANETTI, A. Augusto Boal: alguns encontros e desencontros com Bertolt Brecht. 2015. 287f. Tese (Doutorado em Artes) – UNESP, São Paulo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

