IDENTITARISMO, NEOLIBERALISMO E INDÚSTRIA CULTURAL NA LUTA ANTIRRACISTA NOS EUA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66930Abstract
This text aims to identify the limits of identity policies implemented in the United States since the 1960s, and their repercussions for the black population in economic, political, and cultural spheres. Through a materialist-dialectical approach in Haider (2019), Ture and Hamilton (2021), and Butler (1999), the contradictions of these policies in relation to the material reality of the country's black population were pointed out.
Downloads
References
ADICHIE, C. O perigo de uma história única. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Cia. das letras, 2019.
ADORNO, T. W. Indústria Cultural e Sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra Sa, 2002.
ANDERSON, Tre´vell. The Day Beyoncé Turned Black’ is the best ‘SNL’ skit ever. LA Times, Los Angeles, 14 fev. 2016. Television, p. s/n. Disponível em: https://www.latimes.com/entertainment/tv/showtracker/la-et-st-beyonce-turned-black-snl-skit-20160214-story.html. Acesso em: 5 mar. 2022.
BASQUIAT, J. M. Depoimento. In: ROSS, L. Gold Griot: Jean-Michel Basquiat Telling (His) Story in Art. 2014. 171 f. Tese (doutorado). University of Plymouth, Plymouth, 2017.
BASQUIAT, J. M. Irony of the negro policeman. 1981. Acrylic, crayon, canvas. 183 x 122 cm.
CAMIOTTO, Giovanna. Neymar aparece com relógio caríssimo do Pantera Negra: R$ 867 mil. Ei nerd!, São Paulo, 6 ago. 2021. Cinema e Tv, p. s/n. Disponível em: https://www.einerd.com.br/sebastian-stan-pantera-negra/. Acesso em: 1 mar. 2022.
DO THE RIGHT THING. Direção: Spike Lee. Produção: 40 Acres & A Mule Filmworks. Intérprete: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Giancarlo Esposito, Bill Nunn, Spike Lee, John Turturro, John Savage, Samuel L. Jackson, Rosie Pérez, Paul Benjamin, Martin Lawrence, Richard Edson, Frankie Faison, Robin Harris, Rick Aiello. USA: Universal Pictures, 1989. Disponível em: https://mubi.com/pt/films/do-the-right-thing. Acesso em: 1 mar. 2022.
DU BOIS, W.E.B. As almas do povo negro. São Paulo: Veneta, 2021.
HAIDER, A. Armadilha da identidade, raça e classe nos dias de hoje. São Paulo: Veneta, 2019.
HALL, S.; CRITCHER, C.; JEFFERSON, T.; CLARKE, J.; ROBERTS, B. Policing the crisis: mugging, the state and law and order. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.
HAMILTON, A.; TURE, K. Black power, a política de libertação nos Estados Unidos. São Paulo: Jandaíra, 2021.
KELLEY, R. Race Rebels: Culture, Politics, and the Black Working Class. New York: The Free Press, 1994.
KNOWLES, Hannah; FELTON, Emmanuel. ‘Stand your ground’ laws spread — and grow ‘more extreme’ — 10 years after Trayvon Martin’s death. The Washington Post, Washington, 25 fev. 2022. National, p. s/n. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/nation/2022/02/25/stand-your-ground-trayvon-martin/. Acesso em: 5 mar. 2022.
MALCOLM X. Malcolm X fala: os discursos do último ano de vida de Malcolm X. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
MORRISON, T. A origem dos outros, seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
RODRIGUES, V. O X de Malcolm e a questão racial norte-americana. São Paulo: Edunesp, 2013.
ROSS, L. Gold Griot: Jean-Michel Basquiat Telling (His) Story in Art. 2014. 171 f. Tese (doutorado). University of Plymouth, Plymouth, 2017.
SAVAGE, Charlie. Bill Cosby´s release from prison, explained. NY Times, New York, p. s/n, 1 jul. 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/07/01/arts/television/bill-cosby-conviction-overturned-why.html. Acesso em: 5 mar. 2022.
SPIKE Lee ganha primeiro Oscar ‘oficial‘, após levar prêmio honorário em 2006. G1, São Paulo, 25 fev. 2019. Oscar 2019, p. s/n. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/oscar/2019/noticia/2019/02/25/spike-lee-ganha-primeiro-oscar-oficial-apos-levar-premio-honorario-em-2016.ghtml. Acesso em: 1 mar. 2022.
TAKING a knee: athletes protest against racism around the world – in pictures. The Guardian, Londres, 27 ago. 2020. Sports, p. s/n. Disponível em: https://www.theguardian.com/sport/gallery/2020/aug/27/nba-strike-athletes-kneeling-black-lives-matter-protest. Acesso em: 4 mar. 2021.
TARMY, James. Billionaires Pump Up Basquiat With $93.1 Million Christie’s Sale. Bloomberg, New York, 11 maio 2021. Pursuits, p. s/n. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-05-12/a-basquiat-painting-just-sold-for-93-1-million-at-christie-s. Acesso em: 2 mar. 2022.
THE COSBY Show. Direção: Bill Cosby. Produção: Carsey-Werner Company. Intérprete: Bill Cosby, Phylicia Rashad, Keshia Knight Pulliam, Malcolm-Jamal Warner, Tempestt Bledsoe, Lisa Bonet, Raven-Symoné, Sabrina Le Beauf, Geoffrey Owens, Earle Hyman, Deon Richmond, Joseph C. Phillips, Erika Alexander. USA: NBC, 1984. Disponível em: https://www.filmaffinity.com/us/film595978.html. Acesso em: 1 mar. 2022.
THE FRESH PRINE OF BEL AIR. Direção: Andy Borowitz. Produção: Quincy Jones-David Salzman Entertainment. Intérprete: Will Smith, Alfonso Ribeiro, James Avery, Karyn Parsons, Joseph Marcell, Tatyana Ali, Janet Hubert, Daphne Reid, DJ Jazzy Jeff, Ross Bagley, Nia Long, Vernee Watson-Johnson, Tyra Banks. USA: NBC, 1990. Disponível em: https://abcnews.go.com/Entertainment/fresh-prince-bel-air-now/story?id=21397635. Acesso em: 28 fev. 2022.
WEST, Cornel; SOUVLIS, George. Cornel West: Black America’s neo-liberal sleepwalking is coming to an end. Open Democracy, UK, p. s/n, 13 jun. 2016. Disponível em: https://www.opendemocracy.net/en/cornel-west-black-america-s-neo-liberal-sleepwalking-is-coming-to-end/. Acesso em: 5 mar. 2022.
WILLIAMS, Madison. Super Bowl commercial cost in 2022: How much money is an ad for Super Bowl 56?. The Sporting News, [S. l.], 13 fev. 2022. NFL, p. s/n. Disponível em: https://www.sportingnews.com/us/nfl/news/super-bowl-commercials-cost-2022/v9ytfqzx74pjrcdvxyhevlzd. Acesso em: 4 mar. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

