FOTOGRAFIA COMO ARTE E COMO FONTE DE PESQUISA: UMA INTRODUÇÃO AO TEMA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67287Resumo
O fazer historiográfico, como o de todas as ciências, é um constante apelo a todo conhecimento acumulado, às evidências postas à luz da crítica das categorias e de conceitos que ordenam o mundo do conhecimento. Nesta segunda década do século XXI, a fotografia torna-se protagonista, tantas são as informações trazidas pelas artes e por toda manipulação digital das imagens visuais e sonoras. Dividimos o texto em três partes: primeiro, o objeto fotográfico, a memória e a verdade; depois, a fotografia como arte; a seguir, a fotografia como fonte de pesquisa e nossas considerações finais.
Palavras-chave: fotografia – arte – fonte de pesquisa.
Downloads
Referências
ADAMS, R. La bellezza in fotografia. Torino: Bollati Berlinguiere, 1995.
BARROS, A. de. Da pedagogia da imagem às práticas do olhar: uma busca de caminhos analíticos. 1997. 425f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro.
BARTHES, R. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. In: ________. Obras escolhidas, volume 1. 3ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BODEI, R. Libro della memoria e della speranza. Bologna: Il Mulino, 1995.
BRAUDEL, F. A longa duração. In: ______. História e Ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 7-39.
BURKE, P. Testemunha Ocular. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CIAVATTA FRANCO, M. A fotografia como fonte histórica: introdução a uma coleção de fotos sobre a Escola do Trabalho. Educação Em Revista, v. 9, n. 18-19, p. 27-38. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45047 Acesso em 7 de abril de 2025.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens. A fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP & A / FAPERJ, 2002.
CIAVATTA, M. et al. Fotografia como fonte de pesquisa. Da História da Educação à História de Trabalho-educação. Rio de Janeiro: Lamparina (impressa); Uberlândia: Navegando (digital), 2023.
CONRAD, J. Coração das trevas. Rio de Janeiro: Revan, 2011.
FLORES, L. G. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
FLÜSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONTES, V. História e verdade. In: FRIGOTTO, G.;CIAVATTA, M. (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. 4°. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREUND, G. Fotografia e sociedade. 2ª. ed. Lisboa: Veja, 1995.
HARAZIM, D. O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
KOSELLECK, R. Futuro do passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed.PUC-Rio, 2006.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo, Ática, 1989.
KOSSOY, B. Fotografia e história: as tramas da representação fotográfica. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 70, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/52357. Acesso em 7 de abril de 2025.
KOSSOY, B. Os tempos da fotografia. O Efêmero e o perpétuo. 2ª. ed. Cotia, SP.: Ateliê Editorial, 2007.
KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000.
LINFIELD, S. The cruel radiance. Chicago: The University Chicago Press, 2010.
LINHARES FILHO, J. A. Henri Cartier-Bresson: O Acaso Objetivo – Propostas gráficas para uma análise comparada da fotografia no século XX. 2004. 289f. Dissertação (Mestrado em História) - UFRJ, Rio de Janeiro.
LISSOVSKY, M. O que fazem as fotografias quando não estamos olhando para elas? In: BARRENECCHEA, M. A. de. As dobras da memória. Rio de janeiro: 7Letras, 2008, p. 26-38.
LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas. São Paulo, nº 4, 1978, pp. 1-18.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (I - Feuerhach). São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MATSUURA, O. T. Teoria da relatividade. São Pulo: Abril, 2003.
MEDA, J. “Invisible schools”. The public image of rural schools in Southern Italy in photographic inquiries and photo-reportages (1925-55). Historia y Memoria de la Educación, 8 (2018): 347-396.
OLIVEIRA JÚNIOR, A de. Do reflexo à mediação. Um estudo da expressão fotográfica e da obra de Augusto Malta. Campinas, 1994. 327f. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – UNICAMP, Campinas.
ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC, 2009, 583 pp.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M I. M. (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004.
SOARES, L. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Revista Poiésis, v. 11, n. 15, p. 243-246, 1 jul. 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

