FOTOGRAFIA COMO ARTE E COMO FONTE DE PESQUISA: UMA INTRODUÇÃO AO TEMA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67287

Resumo

O fazer historiográfico, como o de todas as ciências, é um constante apelo a todo conhecimento acumulado, às evidências postas à luz da crítica das categorias e de conceitos que ordenam o mundo do conhecimento. Nesta segunda década do século XXI, a fotografia torna-se protagonista, tantas são as informações trazidas pelas artes e por toda manipulação digital das imagens visuais e sonoras. Dividimos o texto em três partes: primeiro, o objeto fotográfico, a memória e a verdade; depois, a fotografia como arte; a seguir, a fotografia como fonte de pesquisa e nossas considerações finais.

Palavras-chave: fotografia – arte – fonte de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Maria Ciavatta, UFF - Universidade Federal Fluminense

    Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Fez pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Deparatamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália(2017). Professora titular em Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense e foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Atua na área de pesquisa em Trabalho e Educação. Coordenadora do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. É pesquisadora 1A pelo CNPq.Tem publicado artigos e livros, com ênfase em Epistemologia e Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Educação, principalmente nos seguintes temas: história e historiografia da relação trabalho e educação, a fotografia como fonte de pesquisa, estudos comparados, ensino médio, educação profissional, técnica e tecnológica e formação integrada.

  • Maria Augusta Martiarena, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio grande do Sul - Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Brasil.

     

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Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

FOTOGRAFIA COMO ARTE E COMO FONTE DE PESQUISA: UMA INTRODUÇÃO AO TEMA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67287