O NEDDATE E SEUS TRABALHOS NECESSÁRIOS (PPGE-UFF)

Autores

  • Lia Tiriba
  • Rosilda Benácchio

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.9i13.p6842

Resumo

Ao invés de apenas um fio, poderíamos dizer que o Neddate é constituído de muitos fios. São fios de diferentes tonalidades, fios crescentes que vão se tecendo com o objetivo de apreender as relações entre trabalho e educação, na sua totalidade histórica. A criação do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Neddate nos remete ao ano de 1985. Passados 26 anos, o que fazem e pensam os pesquisadores que lá persistem na luta por uma universidade comprometida com a emancipação da classe trabalhadora? Não pretendemos, aqui, fazer um balanço de nossas atividades3 , mas explicitar, de modo sintético, a que viemos. Como concebemos e interpretamos a realidade? Que questões teóricas sobre as relações entre trabalho e educação são particularmente privilegiadas em nossas pesquisas? Como tais questões são abordadas do ponto de vista teórico-metodológico, em especial, as relações teoria/empiria? A guisa de conclusão, reproduzimos depoimentos sobre importância do Núcleo na produção do conhecimento sobre trabalho e educação. Por último, indicamos parte da produção teórica dos pesquisadores do Neddate. Como recorte temporal faremos referência às pesquisas empreendidas entre 2000 e 2010.

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Publicado

2018-06-13

Como Citar

Tiriba, L., & Benácchio, R. (2018). O NEDDATE E SEUS TRABALHOS NECESSÁRIOS (PPGE-UFF). Revista Trabalho Necessário, 9(13). https://doi.org/10.22409/tn.9i13.p6842

Edição

Seção

Grupos de Pesquisa em Trabalho e Educação