FORMAÇÃO HUMANA NO INSTUTITO POLITÉCNICO DA UFRJ: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.11i16.p8451Palavras-chave:
Trabalho como princípio educativo, politecnia, formação humana.Resumo
O presente artigo pretende analisar a concepção de formação humana do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUFRJ), em Cabo Frio, a partir da questão do trabalho como princípio educativo. Fundado em 2008, o IPUFRJ apresenta uma proposta de formação profissional integrada ao Ensino Médio, de base contra-hegemônica, tendo a politecnia como referência. Ao longo desses anos, o Instituto vem desenvolvendo uma alternativa metodológica de ensino, calcada na Pedagogia de Projetos, que tem se mostrado uma inovadora experiência na abordagem da educação pelo trabalho. No entanto, tal experiência ainda carece de estudos mais aprofundados. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar as contribuições do IPUFRJ, tendo como base o estudo de um dos projetos pedagógicos da escola, posto em prática em 2011, com os alunos do segundo ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Cultura Marítima. Tal projeto teve como objetivo introduzir técnicas de construção naval a partir da construção de uma prancha de surfe feita de agave. Neste sentido, busca-se aqui estabelecer possíveis relações entre o que fora formulado por pensadores como Marx e Gramsci e a experiência do IPUFRJ, tendo em vista possíveis contribuições para o desenvolvimento de uma educação que proporcione uma formação humana plena.Downloads
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