MARIA CIAVATTA: MILITÂNCIA, CIÊNCIA, AFETOS E FORMAÇÃO

Autores/as

  • Doriedson Rodrigues Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.i.69621

Resumen

No contexto de nosso VI Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação – VI INTERCRÍTICA, estamos a homenagear a querida Profa. Dra. Maria Ciavattta, em reconhecimento pela sua produção acadêmica e militância em defesa da educação integral da classe trabalhadora.

E nesse contexto, destacamos o afeto, plasmado em suas práticas com que vem formando pesquisadores e pesquisadoras do campo trabalho-educação e de outros campos também, mostrando-nos que o fazer científico, a partir do materialismo histórico-dialético, encontra-se presente na extrema necessidade de construção de um novo mundo, em que, como nos diz João Cabral de Melo Neto em Tecendo a Manhã, entrem todos, para viverem em plenitude os resultados do trabalho humano, dentre os quais uma formação por inteiro, integral. Estamos a viver uma guerra de posição, na defesa de um projeto de educação por inteiro para a classe trabalhadora.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Doriedson Rodrigues

    Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Língua Falada e Ensino do Português (2001)- PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e em Letras - Hab. Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor Associado II da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2025-10-22

Cómo citar

MARIA CIAVATTA: MILITÂNCIA, CIÊNCIA, AFETOS E FORMAÇÃO. (2025). Revista Trabalho Necessário. https://doi.org/10.22409/tn.i.69621