CULTURA AUTORITÁRIA, ULTRACONSERVADORISMO, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E O CONTROLE IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

Auteurs

  • Gaudêncio Frigotto Auteur
  • Sonia Maria Ferreira Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28304

Mots-clés :

Cultura autoritária, Ultraconservadorismo, Fundamentalismo, Controle ideológico.

Résumé

Este artigo busca analisar as determinações histórico-culturais que impedem que a maioria dos
jovens brasileiros tenha o direito social e subjetivo do Ensino Médio. No primeiro ponto, situamos o que Karel Kosik denominou de “metafísica da cultura” para designar a concepção da realidade social como soma de fatores e não como uma estrutura de relações sociais de poder. Essa visão ahistórica, do liberalismo conservador nascente transforma-se em ultraconservadora no contexto da crise estrutural do capital. Na sequência, buscamos analisar a cultura autoritária e ultraconservadora na especificidade de nossa formação social e que, no presente, conjuga-se com o fundamentalismo religioso.

Téléchargements

Publiée

2019-03-28

Comment citer

CULTURA AUTORITÁRIA, ULTRACONSERVADORISMO, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E O CONTROLE IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA. (2019). Revista Trabalho Necessário, 17(32), 88-113. https://doi.org/10.22409/tn.17i32.p28304