A CLASSE TRABALHADORA E SUAS LUTAS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: SÍNTESES DO DEBATE MARXISTA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38135Mots-clés:
Classe trabalhadora, Trabalho, Lutas sociais, Movimentos sociais.Résumé
O artigo apresenta contribuições para a análise da classe trabalhadora e suas lutas na atualidade, considerando as relações sociais contraditórias no capitalismo. Entende a classe, as lutas e movimentos sociais que a compõe como produtos históricos em permanente refazer. A análise coloca em relevo duas dimensões: uma objetiva, referente à condição material da classe e seu lugar na produção, e outra subjetiva, que diz respeito à sua consciência e ação política, ambas intrinsecamente articuladas. Aponta para a emergência de diversas lutas e organizações que revelam as contradições do capitalismo contemporâneo e o fazer-se da classe. Conclui afirmando a centralidade das categorias classe e trabalho para a compreensão da sociedade na atualidade, reconhecendo a diversidade e a unidade na composição atual da classe trabalhadora.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ALVES, G. Ocupar Wall Street... e depois? In: HARVEY, D. et al. Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2012.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.
CARNEIRO, H. S. Rebeliões e Ocupações de 2011. In: HARVEY, D. et all. Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2012.
CAROS AMIGOS ESPECIAL. Novas Esquerdas. Ano XIX, n. 80, São Paulo, 2016.
DALMAGRO, S. L. Movimentos Sociais e educação: uma relação fecunda. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, ano 14, n. 25, 2016.
GOHN, M. da G. Novas Teorias dos Movimentos Sociais. 3ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
GORZ, A. Adeus ao proletariado: para além do socialismo. Rio de Janeiro, Forense, 1982.
GOUNET, T. Fordismo e Toyotismo na civilização do automóvel. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 1992.
. A liberdade da cidade. In: MARICATO, E. et al. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram o Brasil. São Paulo: Boitempo e Carta Maior, 2013.
. O novo imperialismo, 8ª ed. São Paulo: Loyola, 2014.
. et al. Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2012.
MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO, E. et al. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram o Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2013.
et al. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram o Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2013.
MARX, K. Carta a Annenkov. In: Obras escolhidas, Tomo I. Lisboa: Edições Avante!, 1982.
. & ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MATTOS, M. B. Movimento, mobilização e ação coletiva. Disponível em: https://blog.esquerdaonline.com/?p=8055. Acesso em 09 de março de 2019.
. A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo. 1 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
MILIBAND, R. Análise de classes. In: GIDDENS, A. e TURNER, J. Teoria social hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MONTAÑO, C. & DURIGUETTO, M. L. Estado, classe e movimento social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Biblioteca básica do Serviço Social).
NETTO, J. P. & BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 4. ed- São Paulo: Cortez, 2008. (Biblioteca básica do Serviço Social).
OFFE, C. Trabalho: a categoria sociológica chave? In: OFFE, C. Capitalismo desorganizado. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Organização Internacional do Trabalho. Perspectivas sociales y del empleo en el mundo – Resumen Ejecutivo, 2018. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/--- publ/documents/publication/wcms_615674.pdf. Acesso em 10 de março de 2019.
SHERER-WARREN, I. Movimentos Sociais. 3ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 1989.
SILVER, B. Forças do trabalho: movimentos de trabalhadores e globalização desde 1870. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 3 v.
. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 47-62.
VENDRAMINI, C. R. Pesquisa e Movimentos Sociais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1395-1409, set./dez. 2007.
. e TIRIBA, L. Classe, cultura e experiência na obra de E. P. Thompson: contribuições para a pesquisa em educação. HISTEDBR On-line, Campinas, nº 55, p. 54- 72, 2014.
ZIZEK, S. Problemas no Paraíso. In: MARICATO, E. et al. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram o Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial e Carta Maior, 2013.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.