ENSAIO FOTOGRÁFICO - A PEDAGOGIA DO BEM-QUERER NA OBRA DE JOÃO ROBERTO RIPPER

Auteurs

  • Dante Gastaldoni Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42808

Mots-clés :

Pedagogia, João Roberto Ripper, Fotografia

Résumé

 

Em seus quase 50 anos de profissão, o fotodocumentarista João Roberto Ripper vem construindo uma trajetória múltipla: foi repórter fotográfico na grande imprensa, líder sindical que contestou o golpe militar, fotógrafo de agências independentes, autor de três livros memoráveis, e fundador de uma escola de fotografia na favela da Maré, RJ, onde desenvolveu os fundamentos de uma “pedagogia do bem-querer”, conceito que se pretende esboçar nos limites deste texto, para explicar a concepção e o sucesso de um ciclo de oficinas de fotografia que vem sendo oferecido, ao longo dos últimos 10 anos, para um público majoritariamente formado por populações tradicionais que vivem à margem dos grandes centros de decisão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2020-05-22

Comment citer

ENSAIO FOTOGRÁFICO - A PEDAGOGIA DO BEM-QUERER NA OBRA DE JOÃO ROBERTO RIPPER. (2020). Revista Trabalho Necessário, 18(36), 248-255. https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42808