ENSAIO FOTOGRÁFICO - A PEDAGOGIA DO BEM-QUERER NA OBRA DE JOÃO ROBERTO RIPPER

Auteurs

  • Dante Gastaldoni

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42808

Mots-clés:

Pedagogia, João Roberto Ripper, Fotografia

Résumé

 

Em seus quase 50 anos de profissão, o fotodocumentarista João Roberto Ripper vem construindo uma trajetória múltipla: foi repórter fotográfico na grande imprensa, líder sindical que contestou o golpe militar, fotógrafo de agências independentes, autor de três livros memoráveis, e fundador de uma escola de fotografia na favela da Maré, RJ, onde desenvolveu os fundamentos de uma “pedagogia do bem-querer”, conceito que se pretende esboçar nos limites deste texto, para explicar a concepção e o sucesso de um ciclo de oficinas de fotografia que vem sendo oferecido, ao longo dos últimos 10 anos, para um público majoritariamente formado por populações tradicionais que vivem à margem dos grandes centros de decisão.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Publiée

2020-05-22