NEODESENVOLVIMENTISMO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PRONATEC AMBIENTAL

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42811

Mots-clés:

Educação Ambiental Crítica, Neodesenvolvimentismo e Meio Ambiente, Pronatec.

Résumé

Esse artigo aponta o avanço da conciliação entre interesses desenvolvimentistas e ambientalistas no Brasil, representado pelo projeto neodesenvolvimentista. Notamos uma educação ambiental mais preocupada com as vantagens econômicas que esse discurso pode oferecer, do que com os interesses socioambientais. Ao olharmos para o Curso Técnico em Meio Ambiente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vimos a materialização dessa perspectiva na Educação, desvelando uma concepção utilitarista do meio ambiente, correspondente a uma demanda específica do mercado brasileiro.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 1. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BOMFIM, A. M. O (Sub) Desenvolvimento (In)Sustentável: A Questão Ambiental nos países periféricos latino-americanos. Trabalho Necessário. Rio de Janeiro, ano.8, n. 10. Rio de Janeiro, UFF, 2010.

______. A Questão Ambiental Diante do Paradoxo de Lula; Ampliando a reflexão-ação do Educador ambiental. In: ROÇAS, Giselle; ANJOS, Maylta Brandão dos. Reflexões Sobre a Prática e a Teoria da Educação Ambiental. Editora Publit. Rio de Janeiro, RJ. 2014.

BRASIL. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diário Oficial da União, 27 out. 2011 (a). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12513.htm>. 2011. Acesso em: 02 jan. 2019.

______. Grupo de Trabalho Interministerial Juventude e Meio Ambiente. Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente PNJMA – Brasília. 2013. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/images/arquivos/responsabilidade_socioambiental/juventude/Relatorio_GTI%20JUVMA-FINAL.pdf>

______. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente PNJMA – Brasília. 2015. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/images/arquivos/responsabilidade_socioambiental/juventude/publicacao_versao3.pdf>

BRESSER-PEREIRA, L. C. Empresários, O Governo do PT e o Desenvolvimentismo. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 47, P. 21–29, 2013.

CASTIONI, R. Planos, projetos e programas de educação profissional: agora é a vez do PRONATEC. Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 26, n 1, 2013, p. 25-42.

CHESNAIS, F.; SERFATI, C. “Ecologia” e condições físicas de reprodução social: alguns fios condutores marxistas. Crítica Marxista. n° 16. São Paulo: Editora Boitempo, 2003.

DELUIZ, N.; NOVICKI, V. Trabalho, Meio Ambiente E Desenvolvimento Sustentável: Implicações Para Uma Proposta De Formação Crítica. Boletim Técnico Senac, 2004.

DUARTE, N. Vigotsky e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskyana. 2.ed. Editora Autores Associados, 2001.

FRIGOTTO, G. A Produtividade da Escola Improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2010. ISBN 978-85-249-1640-3

GUIMARÃES, M. A formação de Educadores Ambientais. 8. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

IFF - Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Campos dos Goytacazes (RJ), 2015.

KUENZER, A. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: Lombardi, J.; Saviani, D.; Sanfelice, J. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3.ed. São Paulo: Autores Associados; histedbr, 2005. p. 77-96.

LAYRARGUES, P. P. Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: evolução de um conceito? Revista Proposta, Rio de Janeiro, v. 24, n. 71, p. 1-5, 1997.

LIMA, G. F. C.; LAYRARGUES, P. P. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Ribeirão Preto, set. 2011.

LOWY, M. Crise ecológica, crise capitalista, crise de civilização: A alternativa ecossocialista. Caderno CRH, v. 26, n. 67, p. 79–86, 2008.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.

MERCADANTE, A. As Bases do Novo Desenvolvimentismo no Brasil: análise do Governo Lula (2003-2010). Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, p. 356, 2010.

POCHMANN, M. Desafios do desenvolvimento brasileiro. Educação & Sociedade, v. 34, n. 124, p. 705–722, 2013.

VENTURA, J. P.; LESSA, L. L.; SOUZA, S. C. V. Pronatec: ampliação das ações fragmentárias e intensificação da privatização da formação do trabalhador. Revista Trabalho Necessário, ano 16, n. 30, 2018.

Publiée

2020-05-22

Numéro

Rubrique

Artigos - Outras Temáticas