EMPRESÁRIOS E GOVERNO NO ESTADO DA BAHIA: em direção a uma sociedade mais competitiva
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p4564Résumé
A realização de mudanças político-institucionais, sócio-econômicas e culturais, visando a elevação da competitividade social nos marcos do ethos empresarial, vem sendo a bandeira de luta da burguesia industrial no Brasil durante as duas últimas décadas. A estruturação das instituições públicas e dos vários espaços de sociabilidade com base nesses fundamentos, bem como a privatização do fundo público, resultaria na construção do que seria, na nossa opinião, a Sociedade Competitiva – aqui um desdobramento a partir do modelo teórico desenvolvido por Rodrigues. Para o empresariado, a materialização dessa realidade seria um requisito indispensável para consolidar modificações nas bases de acumulação do bloco histórico americanista, estruturadas pelo regime de acumulação fordista. Hegemônicas em nível mundial no II Pós Guerra, as bases de acumulação do americanismo se encontram abaladas desde finais dos anos 60 no núcleo orgânico do capitalismo mundial, sofrendo ali transformações importantes a partir dos anos 70. No Brasil, essas mudanças são percebidas mais claramente no decorrer da década de 80, sendo mais expressivas nos anos 90. Delineia-se então um quadro de transformações na organização da produção social da vida, que se expressa como um complexo de relações econômicas, ético-políticas e tecno-científicas presentes, tanto nos processos produtivos, na qualificação da força de trabalho e nas formas atuais de sociabilidade, quanto no Estado estrito senso, particularmente no que se refere às suas formas de atuação frente à sociedade. No trabalho que dá origem a esse artigo investigamos essas mudanças a partir da realidade baiana, tendo em vista as mediações do Estado, da Produção e da Formação Humana que, em uma relação sintética, apontaria ali para uma metamorfose no industrialismo americanista.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.