ORGANISMOS INTERNACIONAIS E O MANIFESTO DA EDUCAÇÃO HEGEMÔNICA DO CAPITAL

Auteurs

  • Elenilce Gomes Oliveira

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https://doi.org/10.22409/tn.4i4.p4594

Résumé

Este escrito evidencia a concepção dos organismos internacionais referente ao ensino médio e profissional. Cabe ressaltar que não se trata de enveredar na discussão sobre a imposição ou influência nas políticas do Governo federal brasileiro, mas de trazer para análise alguns elementos relativos à educação presentes nas publicações do Banco Mundial e da Comissão Especial para a América Latina − CEPAL. Em linhas gerais, os diversos documentos elaborados por esses organismos apontam uma concepção de educação restrita ao mercado, cuja eficiência se relaciona ao funcionamento das parcerias público-privado. Dessa maneira, cumpre destacar que a educação hegemônica do capital tem como eixo a sua funcionalidade instrumental à competição entre os trabalhadores e entre países.

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Publiée

2006-12-12

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático