UNIVERSIDADE E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: UMA LEITURA A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Auteurs

  • Paola Cappellin UFRJ
  • Jorge Custodio FAETEC

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.46459

Mots-clés:

SOCIOLOGIA. EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. TRABALHO E EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO E UNIVERSIDADE. GÊNERO E TRABALHO

Résumé

O objeto deste artigo é refletir sobre o processo de aproximação a Universidade por parte de jovens trabalhadores no período entre 1999 e 2013. Período da realidade brasileira, marcada por frequentes crises econômicas que modificam em continuação o mercado de trabalho e, de consequência, fragilizam as trajetórias ocupacionais das pessoas. Estas alterações repercutem na vida das pessoas, introduzindo sentimentos de incerteza e de insegurança social. Neste contexto buscar o diploma universitário, é uma estratégia para ampliar as perspectivas futuras de promoção profissional. Os jovens trabalhadores ao retornar aos estudos, se disponibilizam a reorganizar seus cotidianos: conciliar o tempo dedicado a frequentar a universidade, a assistir a família e a manter o emprego.  No decorrer do artigo, apesar de sublinhar as inovações, tudo indica que a cultura de gênero permanece como marcador de diferença de opções e escolhas.  

Palavras-chave: gênero e trabalho; trabalho e universidade; gênero e universidade.

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Biographie de l'auteur

Jorge Custodio, FAETEC

Professor FAETEC

Publiée

2021-06-16

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático