EM TEMPOS DE DESPOSSESSÃO, PRECARIEDADES NA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE ESTADO E NO PETI COMO POLÍTICA DE GOVERNOS

Auteurs

  • Laura Fonseca

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https://doi.org/10.22409/tn.6i7.p4654

Résumé

Analiso as relações entre a exploração do trabalho infanto-juvenil vincado na precariedade das políticas de Estado, particularizando Educação e Assistência Social, e a proliferação de políticas de governo na atualidade do processo capitalista de acumulação por despossessão 2 . Brevemente, situo os conceitos de infância e adolescência em diferentes estruturas apreendendo a maneira pela qual os lugares geracionais foram sendo expressos na batalha das idéias em diferentes tempos da acumulação capitalista; lastro para a luta de concepções e práticas políticas, sobre o lugar/tempo da escola e do trabalho para crianças e adolescentes da classe trabalhadora. Disputas feitas no marco de políticas de Estado que, cada vez mais, vêm sendo atravessadas por infinidade de programas e projetos de governo. Aqui problematizo as conexões entre trabalho infanto-juvenil, escola pública, socioeducativo 3 e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

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Publiée

2008-12-16

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático