A FOGUEIRA QUE QUEIMOU A ALMA ONTEM INCINERA A EDUCAÇÃO HOJE: A PERSEGUIÇÃO AOS ESTUDOS DE GÊNERO

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.46595

Mots-clés:

Educação, Gênero, Formação Humana

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as ações e os seus julgados no Supremo Tribunal Federal para apontar os pontos convergentes a favor dos estudos sobre gênero utilizados pelos ministros da Suprema Corte em suas decisões.  A análise de oito Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental ou Ação Direta de Inconstitucionalidade, já julgadas pela Suprema Corte, constituem a base documental da pesquisa. A grosso modo, os achados mostram a legalidade dos estudos de gênero na escola, ancorada na Carta Constitucional. 

Palavras-chave: Gênero; Legalidade; Supremo Tribunal Federal; Educação.

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Bibliographies de l'auteur

Renata Lewandowski Montagnoli, Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Educação do IFC/Camboriú. Especilização em História pela UNIFEBE/Brusque. Graduação em História pela UNIFEBE/Brusque.

Liane Vizzotto, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Pedagogia (UnC), Docente do Instituto Federal Catarinense-IFC (Campus Concórdia/SC) e do PPGE Educação (IFC/Camboriú). Desenvolve pesquisas no cmapo de políticas educacionais com foco na relação público-privada e na inclusão. O destaque atual na pesquisa está na análise dos elementos que contribuem para a construção da relação público-privada na educação.

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