O “NOVO ENSINO MÉDIO” NO ESPÍRITO SANTO

Auteurs

  • Ana Paula Felix Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Professora da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kefren Calegari dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47157

Résumé

Resumo
O objetivo é analisar a forma de implantação do “novo ensino médio” no Espírito Santo. O estudo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica e análise dos instrumentos normativos que orientam a organização do “novo ensino médio”. As percepções dos trabalhadores docentes sobre a reforma foram analisadas com base nos dados coletados a partir de uma enquete aplicada com 263 docentes. A forma de implantação da reforma é singular e a maioria dos docentes desconhecem ou conhecem parcialmente a organização do “novo ensino médio”.
Palavras-chave: reforma; ensino médio; ação pública.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Felix, Universidade Federal do Espírito Santo

Bolsista de iniciação científica do CNPq. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/UFES).

Eliza Bartolozzi Ferreira, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/UFES).

Kefren Calegari dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES) - Brasil. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória (IFES/Campus Vitória). Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/UFES).

Références

ALC NTARA, Alzira Batalha; MATOS, Luciane; COSTA, Roseli. Programa Escola Viva no estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional. Roteiro, Joaçaba, SC, v. 45, 2020. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23378>. Acesso em 9 de julho de 2020.

BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação B, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art3>. Acesso em 11 de novembro de 2020.

_______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 13 de novembro de 2020.

CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469>. Acesso em 3 de julho de 2020.

COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei no 13.415/2017. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n4/2175-6236-edreal-2175-623676506.pdf>. Acesso em 31 de agosto de 2020.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 38, n. 139, p. 293-308, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00293.pdf>. Acesso em 18 de janeiro de 2020.

FERRETI, Celso João. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. HOLOS, Natal, RN, v. 4, n. 34, p. 261-271, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6975>. Acesso em 3 de julho de 2020.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. O Proeja e a reforma do ensino médio (Lei no 13.415/2017). HOLOS, Natal, RN, v. 3, n. 34, p. 289-302, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7024>. Acesso em 3 de julho de 2020.

HERNANDES, Paulo Romualdo. A Reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 44, p. 1-19, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34731>. Acesso em 3 de julho de 2020.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-23, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e177494.pdf>. Acesso em 18 de janeiro de 2020.

LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anyléne. Políticas educativas: a aplicação na prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-25, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230058.pdf>. Acesso em 18 de janeiro de 2020.

MEC. Lei n. 13.415/2017. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e institui a política de fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Brasil. Brasília: MEC, 2017.

MULLER, Pierre. Les politiques publiques: que sais-je? Paris: PUF, 2015.

_____________; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Pelotas: EDUCAT, 2002.

OLIVEIRA, Ueber José de; LIRIO, Marcos Marcelo. O projeto Escola Viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, PE, v. 35, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043>. Acesso em 18 de janeiro de 2020.

PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos. A política estadual de educação no Espírito Santo: o papel do projeto “Escola Viva” no direito social à educação básica e profissional. 2016. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/handle/10/8595>. Acesso em 25 de julho de 2020.

SEDU. Diretrizes curriculares e operacionais para eletivas. Vitória, 2020a. (cópia)

_____. Diretrizes curriculares e operacionais para o estudo orientado. Vitória, 2020b. (cópia)

_____. Diretrizes curriculares e operacionais para o projeto de vida. Vitória, 2020c. (cópia)

_____. Portaria n. 015-R, de 06 de fevereiro de 2019. Institui e organiza a implantação de escolas-piloto do Novo Ensino Médio na rede pública estadual do Espírito Santo. Vitória, 2019d.

_____. Portaria n. 145-R, de 19 de dezembro de 2019. Dispõe sobre as Diretrizes para as Organizações Curriculares na Rede Pública Estadual de Ensino para o Ano Letivo de 2020. Vitória, 2019b.

_____. Portaria n. 176-S, de 08 de fevereiro de 2019. Institui um grupo de trabalho (GT) para coordenar a ação de implantação do “novo ensino médio” e elaborar o Plano de Implementação do “novo ensino médio”. Vitória, 2019c.

_____. Portaria n. 271-S, de 13 de março de 2020. Institui o Comitê Operacional do Novo Ensino Médio para coordenar e acompanhar as ações de Implementação do Novo Ensino Médio Capixaba, no âmbito da educação básica no Estado do Espírito Santo. Vitória, 2020d.

_____. Workshop: novo ensino médio, de 08 de janeiro de 2020 . Vitória, 2020e. (cópia).

_____. Legislações e Publicações. Vitória: Secretaria da Educação, 2019a.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um discurso empoeirado. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 34, p. 1-15, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e214130.pdf>. Acesso em 30 de outubro de 2020.

SOARES, Denilson Junio; SANTOS, Wagner dos. Análise estatística e seu uso na pesquisa educacional. Vitória, 2019. (cópia).

Publiée

2021-05-27