A EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA LEI Nº 4.244 DE 9 DE ABRIL DE 1942 GUSTAVO CAPANEMA – MINISTRO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Auteurs

  • Maria Ciavatta Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.49869

Résumé

Ao manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos.

 

 

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Biographie de l'auteur

Maria Ciavatta, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Humanas (Educação-PUC-RJ). Pos-doutorado na Universitá di Bologna (1995-96) e na Università di Roma (2017); Professora Titular de Trabalho e Educação,  Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq. NEDDATE / Coordenadora do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz)

Publiée

2021-05-27