“AGRO SEM PARTIDO”? COERÇÃO E CONSENSO - A INVESTIDA DO AGRONEGÓCIO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52265

Résumé

Neste artigo analisamos a inserção do agronegócio na educação, especificamente, a campanha De Olho no Material Escolar e seus atravessamentos com os procedimentos do Escola sem Partido. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental acerca das temáticas em questão. Como resultado, observamos indícios de que o De Olho no Material Escolar compõe uma frente de expansão político-ideológica do agronegócio que busca, por meio da combinação entre força e consenso, interferir nos rumos da educação brasileira, reproduzindo de forma mais sofisticada os métodos desenvolvidos pelo Escola sem Partido.
Palavra-chave: Agronegócio; Questão Agrária; Educação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

ALENTEJANO, P. R. R. A hegemonia do agronegócio e a reconfiguração da luta pela terra e reforma agraria no país. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, Dossiê “Conjuntura no Brasil: retrocessos sociais e ações de resistência, n. 42, v. 4, p. 251-285, dez. 2020.

ALGEBAILE, E. Escola sem partido: o que é, como age, para que serve. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 63-74.

CALDART, R. S. Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (org.). Teoria e educação no labirinto do capital. 4ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2016. p. 317-363.

CHÃ, A. M. Agronegócio e industrial cultural: estratégias das empresas para a construção da hegemonia. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

CORDEIRO, T. G. B. F. A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana). Rio de Janeiro: PPFH/UERJ, 2022. Em fase de elaboração.

______. “O agro é tudo”: inclusive educador? Intencionalidades e reflexos da investida do agronegócio na educação. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 14., Edição Online. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/78071>. Acesso em 13 de janeiro de 2022.

COUTINHO, C. N. (org.). O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2020.

DELGADO, G. C. Do “capital financeiro na agricultura” à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

______. Economia do agronegócio (anos 2000) como pacto de poder com os donos da terra. Revista ABRA. Edição Especial: Agronegócio e realidade agrária no Brasil, p. 61-68, jul. 2013.

DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR. [Correspondência]. Destinatário: Colégio Anglo. Barretos, 29 de setembro de 2020. Disponível em: <https://srb.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Material-Didatico-Anglo-Geral-com-fotos-12020.09.08.docx.pdf>. Acesso em 30 de outubro de 2021.

FERNANDES, B. M. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: STEDILE, João Pedro (org.). A questão agrária no Brasil: o debate na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 173-278.

FRIGOTTO, G. (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

GEOAGRÁRIA; GTAGRÁRIA AGB-RIO/NITERÓI. A nova ofensiva do agronegócio sobre a educação. Geográria FFP, Rio de Janeiro, 1 de maio de 2021. Disponível em: <https://geoagrariaffpuerj.blogspot.com/>. Acesso em 01 de maio de 2021.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. vol. 3. Maquiavel - notas sobre o Estado e a política. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

GRAZIANO, F; NEVES, M. F. O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil: sugestões de conteúdo e uma nova abordagem para o material didático do ensino fundamental no país, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/02/O-Novo-Mundo-Rural-e-a-Producao-de-Alimentos-no-Brasil.pdf>. Acesso em 24 de março de 2021.

LEITE, S. P; MEDEIROS, L. S. Agronegócio. In: CALDART, R. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 79-85.

MARTINS, A. F. G. Agricultura camponesa e agroecologia na construção do modo de produção socialista. In: CALDART, R. S; BÔAS, R. L. V. (orgs.) Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão popular, 2017. p. 171-193.

MITIDIERO JUNIOR, M. A; GOLDFARB, Y. O agro não é tech, o agro não é pop e muito menos tudo. São Paulo: ABRA/FES Brasil, 2021.

NOSELLA, M. L. C. D. As mais belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. 4ª ed. São Paulo: Moraes, 1981.

PELED-ELHANAN, N. Ideologia e propaganda na educação: a Palestina nos livros didáticos israelenses. São Paulo: Boitempo; Editora Unifesp, 2019.

PENNA, F. A. O escola sem partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. P. 35-48.

Publiée

2022-03-29