TRABALHO-EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA EM POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A (RE)AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA COMO FORMAS DE RESISTÊNCIA

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52619

Résumé

Povos e comunidades tradicionais caracterizam-se por sua organização sendo a luta em defesa pelo território uma condição básica para garantir suas vidas. Em coexistência ao modo de produção capitalista, os povos e comunidades tradicionais têm o território como um ambiente simbólico, político e econômico entendido como o lugar para além de suas fronteiras geopolíticas. Para eles, o significado do território norteia a vida das pessoas e constroem valores em suas experiências.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atualmente é professor efetivo no IFRO- Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, produção associada, saberes e experiência, agricultura familiar, antropologia rural, antropologia do campesinato, antropologia dos povos tradicionais e dinâmicas sócio-religiosas.

Références

GODELIER, Maurice. Lo ideal y lo material: Pensamiento, economías, sociedades. Madri: Taurus Humanidades, 1989.

__________________. Comunidade, Sociedade, Cultura. Três modos de compreender as identidades em conflito. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2019.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

________________________. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antônio Luigi; SILVA, Sérgio (orgs). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

TIRIBA, Lia e FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. In: Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 405-428, 2015.

TOLEDO, Víctor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. Memória biocultural - a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular. 2015.

Publiée

2022-03-29