POR TERRA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: SOBRE A EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CHUMBO, POCONÉ-MT

Auteurs

  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso
  • Karla Rodrigues Mota Universidade Federal de Mato Grosso
  • Haya Del Bel Universidade Federal de Mato Grosso

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59111

Résumé

Este artigo analisa as interfaces entre algumas dimensões da produção da existência na Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, localizada em Poconé-MT. Trata-se de uma pesquisa fundamentada no materialismo-histórico e que utilizou a roda de conversa como instrumento de coleta de dados. Concluímos que as e os quilombolas por experienciarem, tanto as formas alienadas, quanto às formas livres de trabalho, buscam se opor ao avanço do agronegócio por meio do resgate dos trabalhos de viver, costumes e tradições.

Palavras-chave: Trabalho; Educação; Comunidades tradicionais; Produção associada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela PUCCAMP. Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). 

Karla Rodrigues Mota, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.

Haya Del Bel , Universidade Federal de Mato Grosso

Socióloga, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio de doutoramento na Facultad de Filosofía da Universidad Complutense de Madrid. Professora de Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso. Diretora do Instituto de Saúde Coletiva/UFMT. Membro do Núcleo de Estudo em Saúde, Ambiente e Trabalho (NEAST/ISC), no qual coordenou o projeto de extensão “VSPEA – Vigilância em Saúde à população exposta a agrotóxico no MT”, em parceria com a SES-MT e, também o projeto de pesquisa e extensão “Do Campo ao Corpo”, em parceria com a OPAN-MT e faz parte, como pesquisadora, do projeto “PTSS – Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis/MT”.

Références

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 53/2, p. 595-613, 2014. Disponível em:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756. Acesso 18 mai. 2023

CIAVATTA, M. Como se escreve a história da educação profissional: caminhos para a historiografia. In: CIAVATTA, M., et.al. (Orgs). A historiografia em trabalho-educação: como se escreve a história da educação profissional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019a, p. 31-56.

CIAVATTA, M. Trabalho-Educação: a história em processo. In: CIAVATTA, Maria, at al (Orgs).A historiografia em trabalho-educação: como se escreve a história da educação profissional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019b, p. 13-29.

FACHIN, J. M. A. Conflitos ambientais e currículo: reflexões de um processo formativo escolar comunitário. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso,Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação,Cuiabá, 2019.

GALEANO, Ed. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno. 9.ed. Porto Alegre: L&M, 2002.

KUENZER, A. Z. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. 2. Impressão. Brasília, INEP; Santiago: REDUC, 1991.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro 1. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MENDES, G. R. F. Injustiça socioambiental nos cruzamentos da história e memória: Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo. Tese (doutorado) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, São Carlos, 2020.

MOURA, A. B. F.; LIMA, M. da G. S. B. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 24–35, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/448. Acesso em: 17mai. 2023.

PEREIRA, L. S. Trajetória de vida, estratégias de resistência e protagonismo de professoras quilombolas da Comunidade de Chumbo/Poconé/MT. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso,Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação,Cuiabá, 2017.

RAMOS, A. D. O; CAETANO, E. Produção Associada do povo Puruborá, aldeia Aperoi: trabalho de ganhar, trabalho de viver e saberes. Tellus, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 41–70, 2022. DOI: 10.20435/tellus.v22i48.806. Disponível em: https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/806. Acesso em: 25mai. 2023.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria e outros ensaios. Tradução: Adail Sobral. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

TIRIBA, L.; FISCHER, M. C. B. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 405-428, 2015. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440. Acesso em: 25 mai. 2023.

Publiée

2023-12-11