A ESCOLA LATINO-AMERICANA DE AGROECOLOGIA (ELAA) E A QUESTÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA NAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.59165

Résumé

Cet article traite de la formation de l'École latino-américaine d'agroécologie (ELAA), issue des mouvements de travailleurs ruraux, dans une perspective macrosociale. Nous soutenons que la dynamique pédagogique-travail de l'ELAA illustre à la fois les avancées et les limites actuelles des concepts scientifiques et techniques dans l'expansion internationale du capitalisme. Ainsi, nous abordons le thème à partir de la théorie marxiste de la dépendance, en mettant en évidence le conflit entre la matrice primaire d'exportation de la communauté des affaires et les projets autonomes de la classe ouvrière sur le continent.

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Bibliographies de l'auteur

Willian Lepinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Willian Lepinski, Mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) e bacharel em Comércio Exterior (FESP). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador do grupo Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR).m

 

Iuri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Iuri Michelan Barcat, Mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) e graduado em Engenharia de Computação pela mesma instituição. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador do grupo Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital (UTFPR). 

Mário, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mário Lopes Amorim, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Pesquisador dos grupos: Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR); Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR). 

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Publiée

2024-02-22