CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Ângela Maria Souza Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lúcia Maria Wanderley Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade.

Palavras-chave: marxismo; cultura; educação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

MARTINS, A. M. S.; NEVES, L. M. W. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson e Williams. Revista HISTEDBR (on-line), v. 13, n. 51, junho 2013.

MARTINS, A. M. S.; NEVES, L. M. W. Cultura, educação, dominação: Gramsci, Thompson e Williams. No prelo.

MATTOS, Marcelo Badaró. E. P. Thompson, e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.

THOMPSON, E. P. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

THOMPSON, E. P. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979

Publiée

2023-08-23