A APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO GRAMSCIANO NO LIVRO “LAZER E EDUCAÇÃO” DE NELSON CARVALHO MARCELLINO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.60571

Resumo

Este artigo busca entender de que forma o livro “Lazer e Educação” (1995), de Nelson Carvalho Marcellino, se apropria do pensamento gramsciano e qual foi a profundidade e qualidade destas apropriações. Como metodologia, analisamos a obra de Antonio Gramsci, de seus estudiosos e outros marxistas, em paralelo ao texto de Marcellino. Concluímos que as menções aos conceitos de Gramsci não estavam integralmente fiéis à letra do seu texto, com apropriações pouco aprofundadas ou com significados modificados, além de ter havido um afastamento do pensamento gramsciano em seu estudo.

Palavra-chave: Lazer; Educação; Antonio Gramsci.

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Biografia do Autor

  • Bernardo Jordano Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023).

  • Marcelo Paula de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

  • Rebeca Signorelli Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil . Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Minas Gerais - Brasil. 

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

A APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO GRAMSCIANO NO LIVRO “LAZER E EDUCAÇÃO” DE NELSON CARVALHO MARCELLINO. (2024). Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.60571