A SOFISTICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIMPLES: AS EXPERIÊNCIAS DO PNQ E DA INSERÇÃO PRODUTIVA NO CRAS

Auteurs

  • Simone Lessa

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.8i11.p6116

Résumé

O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação inicial e continuada dos trabalhadores que ocuparão as tarefas menos complexas do mundo do trabalho. Aqui analisamos a execução da qualificação profissional no Brasil contemporâneo, viabilizada através Ministério do Trabalho e Emprego, pela via do Plano Nacional de Qualificação (PNQ). Nas margens desta experiência, apresentamos ainda, aprendizagem que objetiva a geração de renda, denominada de inserção produtiva, executada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. Esta aprendizagem está dirigida aos usuários da política de Assistência Social, em especial, aos usuários do Programa Bolsa Família (PBF). Nosso lócus de estudo é o Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na região da Baixada Fluminense.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2018-06-11

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático