ESTADO, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO SOCIAL: DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS

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https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62850

Résumé

Trata-se de uma pesquisa teórica e documental que objetiva analisar dois momentos históricos das relações entre educação escolar e o mundo do trabalho: a reforma do ensino de 1º e 2º graus, de 1971, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, de 2017. Utiliza-se o método materialista histórico de Poulantzas (2019) para analisar o papel do Estado. As reformas caracterizam-se pela adaptação em cada período do projeto formativo ao mundo do trabalho: no primeiro momento a ênfase se dava na profissionalização; no segundo momento a ênfase é na pedagogia das competências.

Palavra-chave: Estado e políticas educacionais; Pedagogia das Competências; Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971; Base Nacional Comum Curricular.

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Bibliographies de l'auteur

Alessandro De Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Professor Associado do Departamento de Educação e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),Paraná - Brasil. 

Carina Alves da Silva Darcoleto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

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2024-12-05

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