O EMPREENDEDORISMO E A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA

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https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63338

Résumé

Este artigo está vinculado às pesquisas que estão em desenvolvimento e aborda análises sobre a educação para o empreendedorismo no Novo Ensino Médio em dois estados: Paraná e Santa Catarina. O objetivo é refletir sobre a educação para o empreendedorismo presente em suas propostas curriculares. A metodologia adotada foi o estudo documental e o bibliográfico, com base em pesquisadores que contribuem para o debate. Como resultado, destaca-se, que paralelo às políticas neoliberais para o Ensino Médio brasileiro, o empreendedorismo é uma estratégia de dominação da juventude da classe trabalhadora.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Ensino Médio; Formação; Juventude.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Claudia Ferreira dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Historiadora. Mestranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Paraná - Brasil. 

Aline Daniel dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga. Professora da rede estadual de Santa Catarina. Mestre em Educação pela    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Paraná - Brasil.

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul - Brasil. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Paraná - Brasil

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Publiée

2024-12-05

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Rubrique

Artigos do Número Temático