PRECEITOS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

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DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66933

Résumé

Apresentamos, neste trabalho, alguns dos resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida pela    autora entre os anos de 2020 a 2024 na Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a orientação da professora doutora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Trazemos, especificamente, uma introdução aos preceitos sobre escola e educação oriundos da Pedagogia Histórico-Crítica, estreitando o olhar para o ensino de artes visuais na educação básica. Por meio da análise de teses e dissertações, apontamos avanços e limites nas produções acadêmicas em torno do referido tema.

Palavras-chave: Educação Básica; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Artes Visuais.

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Biographie de l'auteur

  • ISADORA GONÇALVES DE AZEVEDO, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Brasil. Professora da rede estadual de educação básica de Santa Catarina. 

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2025-08-08

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Artigos do Número Temático

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PRECEITOS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66933