A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO QUARTO DO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ENTENDIMENTOS ALCANÇADOS PELO INTERCRÍTICA DE 2024 EM CAMBORIÚ

Auteurs

  • Alexandre Maia do Bomfim Auteur
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Auteur
  • Maria Clara Bueno Fischer Auteur
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.i.69613

Résumé

Se houve um fator que, inicialmente, pareceu desfavorável, mas que acabou por fortalecer o Grupo de Trabalho em Trabalho-Educação (GTTE), nosso GT 09, foi a decisão da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de realizar suas reuniões a cada dois anos. Dessa decisão decorreu o desejo de promover encontros do GT no interregno das reuniões gerais da ANPEd, garantindo a regularidade do Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação, nosso “Intercrítica”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Alexandre Maia do Bomfim

    Pós-doutor em Educação pela PPGE - UFPE. Doutor em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC (IFRJ). Professor da Pós-graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (IFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1996). PROFESSOR TITULAR em SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador na área de Trabalho e Educação, Educação Ambiental.

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2024) Exerceu a função de Integradora de Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de São Miguel do Oeste no período de 2005 à 2007 e de Supervisora de Educação Básica e Profissional nos anos de 2008 e 2009. Professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação e Coordenadora Adjunta do PPGE-IFC.

  • Maria Clara Bueno Fischer

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutorado em Educação - University of Nottingham (1997) e pós-doutorado em educação realizado na Universidade de Lisboa em 2009. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina, com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação (2014). Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (LEEI).

Téléchargements

Publiée

2025-10-22

Comment citer

A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO QUARTO DO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ENTENDIMENTOS ALCANÇADOS PELO INTERCRÍTICA DE 2024 EM CAMBORIÚ. (2025). Revista Trabalho Necessário. https://doi.org/10.22409/tn.i.69613