FORMAÇÃO DAS CLASSES TRABALHADORAS COMO GRANDE POLÍTICA FRENTE ÀS CONTRARREFORMAS DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.i.69616Resumen
O tema da formação da classe trabalhadora em tempos de inédita ofensiva do capital sobre a educação está inscrito no que Gramsci denominou de grande política. De fato, a investida reúne os holdings educacionais que, no caso do ensino superior, “educam” a larga maioria dos novos estudantes que ingressa o ensino superior, especialmente na modalidade de educação a distância e, cada vez mais, os estudantes da educação básica, por meio de “sistemas de ensino” e plataformas de trabalho dos holdings educacionais que estão sendo adquiridos massivamente pelas redes municipais e estaduais de educação. Agrega, também, os aparelhos privados de hegemonia (APH) do capital, em especial na educação básica – como na definição das Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC) e na reconfiguração do Ensino Médio – e, como não poderia deixar de ser, na formação de professores. De modo concomitante, organizações da extrema-direita deslocam o tema da educação para o teatro de operações da guerra cultural. Todas essas ações compõem as estratégias dos setores dominantes e, dialeticamente, não podem deixar de estar inseridas nas estratégias políticas das classes trabalhadoras.
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