A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES: ENTRE REFORMAS, LUTAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Maria Margarida Machado Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.i.69618

Resumo

Este texto, originalmente elaborado para a participação numa mesa do VI Intercrítica, tem por objetivo apresentar reflexões sobre A formação de trabalhadores: entre reformas, lutas e participação social, compartilhadas entre a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos Fóruns de EJA do Brasil. Especificamente o que será retomado no artigo, dialoga com experiências práticas e teóricas, registradas nas pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que partem de participação desta autora, em diferentes espaços, onde a defesa do direito a escola pública é assumida como uma tarefa militante, não dissociada de todas as outras lutas por direitos ainda negados à maioria de trabalhadores e trabalhadoras do país. Direito à saúde, ao lazer, à cultura, à moradia, à segurança, ao trabalho digno, enfim, direitos humanos que somados ao acesso e produção de conhecimento, garantidos também no ambiente escolar, seguem sendo negligenciados e só serão garantidos através de lutas e da participação social, como se propôs discutir nesta mesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Margarida Machado

    Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Vice-diretora e coordenadora de graduação da Faculdade de Educação da UFG, nos período de 2002 a 2004/ 2010 a 2013. No período de 2004 a 2006 foi coordenadora pedagógica do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SECAD/MEC. Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2013 a 2015.

Downloads

Publicado

2025-10-22

Como Citar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES: ENTRE REFORMAS, LUTAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. (2025). Revista Trabalho Necessário. https://doi.org/10.22409/tn.i.69618