REPARTIÇÃO SUSTENTADA NA ÉTICA DA NECESSIDADE: UMA POSSIBILIDADE NO TRABALHO COOPERADO E AUTOGESTOR
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.12i19.p8604Mots-clés :
Trabalho, repartição, ética.Résumé
Este ensaio aborda questões do espaço de materialização da ética, os valores que predominam na sociedade contemporânea e a relação entre ética e trabalho. Neste sentido, o texto trata da ética e da participação no resultado trabalho na sociedade moderna e da superação da ética burguesa como pressuposto para a conquista da ética emancipatória. Para versar o tema, o ensaio acerca-se dos seguintes subtemas: trabalho livre e criativo como condição humana; limites e possibilidades da prática cooperativada na construção de uma nova racionalidade ética; limites da superação da produção da riqueza pelo sistema cooperativo no interior do sistema capitalista.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2014-12-16
Numéro
Rubrique
Artigos do Número Temático
Licence
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Comment citer
SIMÃO, Vilma. REPARTIÇÃO SUSTENTADA NA ÉTICA DA NECESSIDADE: UMA POSSIBILIDADE NO TRABALHO COOPERADO E AUTOGESTOR. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 12, n. 19, 2014. DOI: 10.22409/tn.12i19.p8604. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8604. Acesso em: 19 sept. 2026.

