“SER CRIANÇA” NO BRASIL: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA SOCIEDADE DE CLASSES

Auteurs

  • Flavia Lamare Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.14i24.p9614

Mots-clés :

Educação infantil, pedagogia da infância, neoliberalismo.

Résumé

No presente artigo pretendemos demonstrar a filiação filosófica e ideológica da Pedagogia da Infância com a concepção neoliberal e pós-moderna de educação. A compreensão de formação é articulada à ideia de infância como um momento único e determinante no desenvolvimento humano, difundindo a concepção de que as creches e pré-escolas (voltadas para a classe trabalhadora) não devem ser “escolas” ou espaços de perpetuação e produção do conhecimento, mas de socialização, inclusão e coesão social. Ressalta-se a renovação das formas de dominação do capitalismo neoliberal, estabelecendo nexos entre o caso brasileiro e a economia política internacional.

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Publiée

2016-09-30

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático

Comment citer

“SER CRIANÇA” NO BRASIL: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA SOCIEDADE DE CLASSES. (2016). Revista Trabalho Necessário, 14(24). https://doi.org/10.22409/tn.14i24.p9614