PARA QUE SERVE A TEORIA DA ALIENAÇÃO?

Auteurs

  • Ramon Peña

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.14i25.p9619

Mots-clés:

Alienação, empregabilidade, empreendedorismo, sociedade de consumo, sociedade do espetáculo, sociedade do conhecimento, sociedade digital.

Résumé

Este texto propõe uma reflexão sobre o significado da teoria da alienação; sua relação com a proliferação de diversas teorizações sociológicas que pretendem explicar o processo de reconstrução da realidade social moderna como representação. O debate gira em torno da centralidade de fenômenos, mais ou menos novos, que servem de base para teorias como: sociedade do espetáculo, sociedade de consumo, sociedade do conhecimento, sociedade computacional Na conclusão sugerimos retomar a critica do fetichismo do mercado, juntos aos mitos da empregabilidade e do empreendedorismo, propiciadores de comportamentos passivos e autoalienação ignorada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2016-12-22

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático